Estudo premium

Estudo Comprova que Baixos Níveis de Zinco Estão Associados com a Acne

24 de abril de 2024

|

ICosmetologia

Tratamento Sistêmico ou Tópico Melhora a Contagem de Lesões Inflamatórias

A acne vulgaris é uma doença de pele inflamatória que envolve as glândulas sebáceas e folículos capilares. A acne apresenta alta prevalência na adolescência e estima-se que afete mais de 85% dos adolescentes e cerca de 9,4% da população mundial.

 

Zinco

O zinco tópico e sistêmico tem sido proposto como opção no tratamento da acne devido a suas propriedades:

  •  Inibe a quimiotaxia de leucócitos, liberação de enzima lipossomal e transformação de linfócitos.
  •  Atua contra o Cutibacterium acnes e inibe aminas vasoativas.
  •  Reduz a produção de sebo.

 

Resultados

Esse estudo teve como objetivo determinar se os níveis séricos de zinco diferem entre pacientes com acne e controles e avaliar a eficácia do tratamento em pacientes com acne. Os resultados obtidos foram:

 

  • Os indivíduos com acne apresentaram níveis séricos de zinco significativamente mais baixos em comparação com os controles;
  • Os pacientes que foram tratados com zinco tiveram uma melhora significativa na contagem média de pápulas inflamatórias em comparação com aqueles que não foram tratados com zinco;
  • Não houve diferença significativa na incidência de efeitos colaterais na suplementação de zinco comparado aos outros grupos.

 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que pacientes com acne têm níveis séricos de zinco diminuídos. O zinco é eficaz no tratamento da acne, principalmente na redução do número de pápulas inflamatórias, quando usado em monoterapia ou como tratamento adjuvante.

 

Referências bibliográficas

YEE, B. E.; RICHARDS, P.; SUI, J. Y.; MARSCH, A. F. Serum zinc levels and efficacy of zinc treatment in acne vulgaris: A systematic review and meta-analysis. Dermatologic Therapy, n/a, n. n/a, p. e14252, 2020/08/29 2020.

ICosmetologia 2024. Todos os direitos reservados.