Estudo premium

Estudo Comprova Papel Fundamental do Ácido Ascórbico em Altos Níveis na Pele

22 de março de 2024

|

ICosmetologia

Associação com Resveratrol Mantém o Acúmulo Intracelular de Ácido Ascórbico

A vitamina C (VC) é um micronutriente essencial que funciona como um importante antioxidante fisiológico em humanos e está presente em duas formas:

Ácido Ascórbico - Forma Reduzida


Transportado ativamente por meio de transportadores de vitamina C dependentes de sódio (SVCT1 e SVCT2). Molécula essencial na biossíntese de substâncias orgânicas e atua como cofator para as enzimas hidroxilase e dioxigenase.

 

Ácido Desidroascórbico (DHA) - Forma Oxidada

Transportado através de transportadores de glicose (GLUT1, GLUT3 e GLUT4), seguido pela redução para ácido ascórbico por meio de um processo conhecido como reciclagem de ácido ascórbico.


Não pode atuar diretamente como um antioxidante ou cofator em si, mas pode ser reduzido enzimaticamente ou quimicamente em ácido ascórbico nas células.


Evidências indicam que várias funções fisiológicas relacionadas ao ácido ascórbico requerem concentrações relativamente altas. Isso é apoiado pelo fato de que as concentrações de ácido ascórbico na maioria das células e órgãos (0,5–10 mM) são muito mais altas do que no plasma (? 60 µM). Assim, o aumento intracelular do ácido ascórbico e sua regulação são críticos para habilitar suas funções fisiológicas.

Consequências da Deficiência e Utilização de Ácido Ascórbico

  •   Deficiência: pode induzir a deterioração de funções fisiológicas, o que prejudica a capacidade de manter a homeostase. Foi sugerido que diminuições fisiológicas no nível de ácido ascórbico podem aumentar o nível de espécies reativas de oxigênio (ROS) intracelular e a suscetibilidade a doenças, e essas mudanças podem acelerar a progressão do envelhecimento;
  •   Suplementação: pode ajudar a atenuar o estresse oxidativo intracelular, que é significativamente aumentado nas células senescentes.

Resultados

Esse estudo teve como objetivo avaliar os efeitos do resveratrol na modulação de transporte de ácido L-ascórbico e no acúmulo intracelular. Os resultados obtidos foram:

  • Os resultados demonstraram que o tratamento com resveratrol pode melhorar significativamente os níveis intracelulares de vitamina C após suplementação de ácido L-ascórbico ou DHA, e a vitamina C intracelular acumulada principalmente como ácido L-ascórbico;
  • A maior parte do DHA transportado intracelular foi reduzido à ácido L-ascórbico e acumulado após incorporação nas células;
  • Além disso, o resveratrol pode induzir vários genes relacionados ao transporte de ácido L-ascórbico ou DHA e à redução de DHA intracelular, incluindo transportadores de vitamina C dependentes de sódio 2 (SVCT2) e do transportador de glicose 3 (GLUT3), TXNRD2 e TXNRD3, necessários para o transporte de ácido L-ascórbico, transporte de DHA e redução/regeneração de DHA, respectivamente;
  • Além disso, o enriquecimento induzido por resveratrol dos níveis intracelulares de ácido L-ascórbico foi completamente suprimido por um inibidor de GLUT citocalasina B.

Conclusão

Os resultados desse estudo sugerem que o resveratrol pode potencializar o acúmulo de ácido L-ascórbico intracelular por meio da ativação do transporte de DHA e redução intracelular subsequente de DHA para ácido L-ascórbico. Assim, o resveratrol pode ser útil para manter o acúmulo substancial de ácido L-ascórbico nos queratinócitos da pele.

 

Referências bibliográficas

SAITOH, Y.; UMEZAKI, T.; YONEKURA, N.; NAKAWA, A. Resveratrol potentiates intracellular ascorbic acid enrichment through dehydroascorbic acid transport and/or its intracellular reduction in HaCaT cells. Mol Cell Biochem, 467, n. 1-2, p. 57-64, Apr 2020.

ICosmetologia 2024. Todos os direitos reservados.