27 de junho de 2024
|
ICosmetologia
A dermatite seborreica é uma doença cutânea frequente, cuja prevalência tem sido estimada entre 2,5 a 3% da população em geral. O papel do Malassezia (um fungo classificado como levedura, encontrado de forma natural na superfície da pele de muitos animais, incluindo humanos) e uma reação inflamatória caracterizada por um aumento nas citocinas inflamatórias, como IL-2, estão presentes em muitos pacientes com dermatite seborreica.
A Malassezia sp. está relacionada tanto a doenças infecciosas, nas quais o micro-organismo é o agente etiológico direto, quanto a doenças inflamatórias de etiologia multifatorial, nas quais o crescimento exagerado da Malassezia sp. funciona como um fator desencadeante ou agravante em pacientes suscetíveis. No primeiro grupo, estão incluídas a pitiríase versicolor e a foliculite por Malassezia (ou foliculite pitirospórica). No segundo, temos a dermatite seborreica como principal exemplo, acompanhada da psoríase e da dermatite atópica.
Uso de Antifúngicos Tópicos na
Dermatite Seborreica
A eficácia dos medicamentos antifúngicos tópicos foi avaliada principalmente durante a fase aguda da dermatite seborreica. Embora esses fármacos sejam amplamente utilizados como tratamento dessa patologia na prática clínica, sua eficácia só foi avaliada em um curto período de tempo. Além disso, quando testado contra o placebo em estudos randomizados e controlados, a eficácia dos medicamentos antifúngicos tópicos foi limitada, mesmo em tipos moderados de dermatite seborreica.
Tacrolimus na Dermatite Seborreica
O tacrolimus é um inibidor da calcineurina é um imunossupressor local que é usado principalmente no tratamento da dermatite atópica. A eficácia dos inibidores de calcineurina tópicos (tacrolimus e pimecrolimus) em pacientes com dermatite seborreica tem sido estudada em poucos estudos e com um número limitado de pacientes.
Resultados
Este estudo publicado no periódico
internacional Annals of Dermatology investigou a eficácia e
tolerabilidade do uso tópico da pomada de tacrolimus como terapia de manutenção
em pacientes com dermatite seborreica. Os resultados obtidos foram:
Ø 65% dos pacientes não apresentaram exacerbações na fase II;
Ø A taxa livre de doença foi de 63,6%;
Ø Durante as 20 semanas o tratamento foi bem tolerado.
Conclusão
Os resultados sugerem que a terapia de manutenção com pomada de tacrolimus pode ser efetiva em prevenir as exacerbações da dermatite seborreica facial.
Referências bibliográficas
KIM, HO. et al. Maintenance
Therapy of Facial Seborrheic Dermatitis with 0.1% Tacrolimus Ointment. Ann Dermatol. 2015 Oct;27(5):523-30. doi:
10.5021/ad.2015.27.5.523. Epub 2015 Oct 2.
04 de novembro de 2024
01 de novembro de 2024
28 de outubro de 2024
24 de outubro de 2024
23 de outubro de 2024
21 de outubro de 2024
ICosmetologia 2024. Todos os direitos reservados.