Estudo premium

Altas Doses de Vitamina D Oral em Pacientes com Psoríase

31 de março de 2025

|

ICosmetologia

Reduz a Severidade dos Sinais Clínicos e a Inflamação Sistêmica

Clinicamente, a psoríase geralmente se manifesta como psoríase em placas. Histologicamente, a psoríase em placas é caracterizada por hiperproliferação e diferenciação de queratinócitos epidérmicos, bem como por infiltração de células inflamatórias na pele, incluindo neutrófilos, células dendríticas e linfócitos T.

 

Patogênese da Psoríase

Os fatores ambientais desencadeantes desconhecidos alteram o peptídeo antimicrobiano LL37, peptídeo melanocítico ADAMTS-like protein 5 e outras biomoléculas de queratinócitos para atuar como autoantígenos com potencial para induzir a expressão de IL-17A por células T reativas através do eixo IL-23/Th-17. As citocinas Th17, especialmente IL-17A, IL-17F e IL-22, através de uma complexa influência em diferentes células imunes da imunidade inata e adaptativa, bem como em células não imunes (queratinócitos, fibroblastos e células endoteliais) promovem a características típicas das lesões psoriáticas da pele. Nesse contexto, os queratinócitos ativados orquestram as respostas imuno-inflamatórias subsequentes com a produção de vários mediadores, como AMPc, citocinas pró-inflamatórias (IL-1, IL-6 e TNF-a), quimiocinas (IL-8/CXCL8, CXCL11 e CCL20), IL-17C (um único queratinócitos citocina) e proteínas S100A, que aumentam ainda mais a migração de células imunes para a lesão psoriática, ativam células estromais na camada da derme e induzem a angiogênese.

 

Suplementação de Vitamina D

Os receptores de vitamina D (VDR) estão localizados em vários tecidos e órgãos. A suplementação de vitamina D tem sido utilizada na psoríase há anos e o mecanismo de sua eficácia inclui:

ü  Ligação ao VDR dos queratinócitos epidérmicos, induzindo sua diferenciação. Ao mesmo tempo, inibe sua proliferação e, assim, rompe o eixo inflamatório IL-23/IL-17;

ü  Efeito imunomodulador sobre monócitos, macrófagos, linfócitos T e células dendríticas;

ü  Dados mais recentes mostram uma relação inversa entre os níveis sanguíneos de vitamina D e Hcy na população geral, bem como em uma série de condições patológicas.

 

Os pacientes com psoríase geralmente apresentam baixos níveis sanguíneos de vitamina D, vitamina B12 e ácido fólico, associados a altos níveis sanguíneos de Hcy, o que aumenta sinergicamente os riscos de DCV de várias maneiras.

ESTUDO

O objetivo deste estudo clínico e prospectivo foi investigar os efeitos de altas doses de suplementação de vitamina D sobre os parâmetros do metabolismo da homocisteína (Hcy) e citocinas em  pacientes com psoríase (PRTINA; RAŠETA SIMOVIC; MILIVOJAC; VUJNIC et al., 2021).

 

Resultados:

ü  Os resultados mostraram que a gravidade dos sinais clínicos, medida pelo índice de gravidade da área de psoríase (PASI), foi consideravelmente melhorada em pacientes após a suplementação de vitamina D;

ü  Após a suplementação de vitamina D, a maioria dos pacientes (n = 25 ou 62,5%) apresentou forma clínica leve (p < 0,001);

ü  Após doze semanas do período de intervenção, houve aumentos significativos nos níveis séricos de vitamina D e B12 em comparação com os níveis que haviam sido avaliados no início do estudo (56,77±14,66 nmol/L e 301,08±95,02 pg/mL vs. 103,85±32,20 nmol/L e 362,81±118,56 pg/mL, respectivamente; p < 0,001);

ü  Além disso, os níveis séricos de Hcy e folato foram significativamente menores no final do estudo em comparação com os níveis iniciais (12,45±1,92 µmol/L e 8,01±3,88 mg/mL vs. 10,38±1,66 µmol/L e 6,27±2,60 mg /ml, respectivamente);

ü  Altas doses de suplementação de vitamina D levaram a uma diminuição significativa nas citocinas pró-inflamatórias (IFN-?, TNF-a, IL-1ß, IL-6, IL-8 e IL-17) e proteína C-reativa de alta sensibilidade (hsCRP), enquanto a produção de citocinas anti-inflamatórias (IL-10, IL-5) foi regulada positivamente.

 

Conclusão:

 A suplementação com altas doses de vitamina D pode ser uma das possíveis medidas preventivas e terapêuticas para reduzir a inflamação sistêmica em pacientes com psoríase.

 

 

 

PRTINA, A.; RAŠETA SIMOVIC, N.; MILIVOJAC, T.; VUJNIC, M. et al. The Effect of Three-Month Vitamin D Supplementation on the Levels of Homocysteine Metabolism Markers and Inflammatory Cytokines in Sera of Psoriatic Patients. Biomolecules, 11, n. 12, Dec 11 2021.

ICosmetologia 2025. Todos os direitos reservados.