Estudo premium

Peeling de Ácido Azeláico Apresenta Ação Sebostática de Longa Duração

09 de dezembro de 2024

|

ICosmetologia

Peeling de Ácido Azeláico Apresenta Ação Sebostática de Longa Duração

A seborreia e a oleosidade da pele associada são desordens que acometem milhares de homens e mulheres no mundo, representando um dos maiores desafios da medicina moderna e cosmetologia. As glândulas sebáceas, também nomeada como sebócitos, são uma parte integral da estrutura e função da pele. A produção de sebo é crucial para manutenção da homeostase, nível adequado de hidratação e defesa fisiológica contra fatores ambientais e infecciosos. O número e o tamanho dos sebócitos não é constante e varia de acordo com a sua localização. A função das glândulas sebáceas é diretamente controlada pelo sistema endócrino, especialmente por hormônios andrógenos e anormalidades em sua função, resultando em atividade excessiva, podem levar ao desenvolvimento de seborreia ou acne vulgaris.

 

Ácido Azeláico

Ácido C9-dicarboxílico saturado de ocorrência natural, que é eficaz no tratamento da acne. Possui propriedade queratolítica, bacteriostática e anti-inflamatória

 

Mecanismo de Ação

  • Propriedade antibacteriana que afeta diversos microrganismos cutâneos, inibindo a síntese de proteínas celulares em microrganismos aeróbios e anaeróbios, como P. acnes e S. epidermidis;
  • Antioxidante, no qual inibe a produção de radicais livres com neutrófilos, especialmente no melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória.

ESTUDO

O objetivo desse estudo foi avaliar a gravidade da seborreia em um grupo de pacientes com acne vulgar e determinar o efeito de uma solução de ácido azelaico a 20% sobre a atividade das glândulas sebáceas (SZYMANSKA; BUDZISZ; ERKIERT-POLGUJ, 2022).

Resultados:

  • Os valores médios do nível de sebo apresentaram tendência decrescente;
  • Na testa, os resultados foram os seguintes -195,5 antes do tratamento e 162,7, 2 semanas após o último tratamento;
  • As medidas da bochecha direita diminuíram de 175,3 para 141,3;
  • As medidas tomadas 3 meses após o estudo foram 151,3 na testa e 138,9 na bochecha;
  • Da mesma forma, os valores que determinam o número total de lesões de acne e a gravidade da doença de acordo com a escala Investigator's Global Assessment (IGA) também mudaram significativamente.

Conclusão:

 O peeling químico com ácido azelaico apresenta ação sebostática de longa duração, o que inibe a formação de novas lesões de acne.

 

SZYMANSKA, A.; BUDZISZ, E.; ERKIERT-POLGUJ, A. Long-term effect of azelaic acid peel on sebum production in acne. Dermatol Ther, 35, n. 1, p. e15186, Jan 2022.

ICosmetologia 2025. Todos os direitos reservados.