
26 de abril de 2017
|
ICosmetologia
Onicomicose
PVI-I é Eficaz nos Casos Resistentes
Onicomicose
É comumente causada por infecção por dermatófito no palato, leito e dobras ungueais e sua incidência e prevalência vêm aumentando.
O principal obstáculo para um tratamento efetivo é a inabilidade do agente antifúngico atingir os espaços subungueais e periungueais.
O tratamento da infecção subungueal e periungueal previne a reinfecção do palato durante os cursos terapêuticos prolongados.
Tratamentos
Os tratamentos tópicos exigem cursos terapêuticos longos para permitirem que a unha infectada seja substituída por uma unha saudável.
A resistência ao agente antifúngico utilizado frequentemente é desenvolvida durante esses regimes de tratamentos.
Essa reinfecção crônica contribui para as taxas extremamente baixas de sucesso das terapias para onicomicose.
PVP-I em DMSO
PVP-I (povidona-iodo) a 10% é uma solução aquosa bem conhecida, não tóxica e comumente utilizada como antisséptico tópico.
Foi reportado a sua utilização a 1% em solução de DMSO (dimetilsulfóxido) preparada em farmácia de manipulação no tratamento da onicomicose.
DMSO é um sistema de liberação capaz de penetrar nas estruturas cutâneas superficiais, e assim, o PVP-I atinge os espaços subungueais.
Referência Capriotti K, Capriotti JA. Onychomycosis treated with a dilute
povidone-iodine/dimethyl sulfoxide preparation. Int Med Case Rep J. 2015
Oct 8;8:231-3. doi: 10.2147/IMCRJ.S90775. eCollection 2015. PVP-Ia 1% na Onicomicose Um Relato de Caso O Caso Essa é uma revisão retrospectiva, não intervencional e não experimental do caso de um paciente de 49 anos com onicomicose severa por anos sem um tratamento oral e tópico que fosse eficaz. O Exame Físico Foi revelado uma onicomicose com abundante resíduos subungueais e positiva para Trichophytonmentagrophytes. A existência de uma tonalidade esverdeada nas áreas distróficas das unhas sugeriram uma coinfecção com Pseudomonasaeruginosa. O Tratamento com PVP-I Foi prescrito 1% de PVP-I (povidona-iodo) em solução contendo 44% de DMSO (dimetilsulfóxido) formulado em uma farmácia de manipulação. PVP-I..................................................1% Solução de DMSO 44% .................QSP Aplicar 2 vezes ao dia diretamente sobre as unhas, por debaixo do palato ungueal até os resíduos subungueais e na pele ao redor das unhas. Resultado e Discussões Embora o DMSO seja um agente efetivo para sistemas de liberação transdérmica, a penetração na unha não havia sido reportada. Após 24 semanas de acompanhamento a unha estava completamente limpa e sem a presença de fungos. A formulação foi efetiva em aliviar os sinais e sintomas da onicomicose severa neste caso refratário. Referência Capriotti K, Capriotti JA. Onychomycosis treated with a dilute povidone-iodine/dimethyl sulfoxide preparation. Int Med Case Rep J. 2015 Oct 8;8:231-3. doi: 10.2147/IMCRJ.S90775. eCollection 2015. |
22 de maio de 2025
22 de maio de 2025
21 de maio de 2025
15 de maio de 2025
13 de maio de 2025
13 de maio de 2025
ICosmetologia 2025. Todos os direitos reservados.