Estudo premium

GEL DE ÁCIDO TRANEXÂMICO NO MELASMA

22 de julho de 2024

|

ICosmetologia

FORMULAÇÃO ASSOCIADA AO LASER ND: YAG COMPARADA A MICROAGULHAMENTO

O melasma é uma hipermelanose comum, adquirida, simétrica, caracterizada por máculas acastanhadas, mais ou menos escuras, de contornos irregulares, com limites nítidos, nas áreas fotoexpostas, especialmente face, fronte, têmporas e, mais raramente, nariz, pálpebras, mento e membros superiores. Afeta ambos os sexos, com maior incidência em mulheres, especialmente gestantes. Ocorre em todas as raças, particularmente em indivíduos com fototipos intermediários, que vivem em áreas com elevados índices de radiação ultravioleta (UV).

 A hiperpigmentação Ocorre principalmente devido aos melanócitos e ao aumento da melanogênese via upregulation de genes relacionados a síntese de melanina, como o TYR, o fator de transcrição associado a microftalmia (MITF) e a proteína 1 relacionada à tirosinase (TRP1) (BANAVASE CHANNAKESHAVAIAH; ANDANOORU CHANDRAPPA, 2019).

Ácido Tranexâmico no Melasma

O ácido tranexâmico oral e tópico tem sido utilizado recentemente no tratamento do melasma. É um inibidor da plasmina e análogo da lisina que demonstrou inibir a pigmentação induzida por UV em modelos animais. O ácido Tranexâmico não apenas induz a redução da atividade da tirosinase dos melanócitos e da melanogênese, mas também reduz as alterações dérmicas relacionadas aos vasos sanguíneos e mastócitos.

ESTUDO

Um estudo prospectivo, randomizado e controlado conduzido por (DEBASMITA et al, 2021) teve como objetivo comparar a eficácia e os efeitos colaterais do microagulhamento e do laser QS Nd: YAG quando combinado com o gel tópico de Ácido Tranexâmico.

Resultados:

  • A queda média no mMASI no acompanhamento no Grupo A foi de 5,12 ± 2,66 para 2,33 ± 1,33 e no Grupo B foi de 4,60 ± 2,38 para 1,88 ± 1,08 (p <0,001);
  • O escore de satisfação do paciente não foi significativamente diferente;
  • Os efeitos colaterais de ambas as intervenções incluíram eritema, dor e sensação de queimação.

Conclusão: 

Os resultados desse estudo mostram eficácia igual do microagulhamento e do laser QS Nd: YAG quando combinado com o gel tópico de TA no tratamento do melasma sem efeitos colaterais graves.

Debasmita et al. A prospective randomized controlled trial of Q-switched Nd:YAG laser with topical 3% tranexamic acid (TA) versus microneedling with topical 3% tranexamic acid (TA) in treatment of melisma. J Cosmet Dermatol . 2021 Oct 12. doi: 10.1111/jocd.14532. Online ahead of print.

ICosmetologia 2024. Todos os direitos reservados.