Estudo premium

Bacillus clausii em Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço

17 de abril de 2025

|

ICosmetologia

Aumenta o Tempo de Início, Reduz o Tempo de Remissão e Suprime a Ocorrência de Mucosite de Alto Grau

A mucosite oral induzida por radiação (MOIR) foi denominada pela primeira vez em 1980 como um efeito colateral da radioterapia (RT) que ocorre em até 80% dos pacientes tratados com câncer de cabeça e pescoço.

 

Mecanismo de Ação e Evidências sobre o Uso de Probióticos na Mucosite

 

O mecanismo de ação dos probióticos foi sugerido como sendo através da alteração da microbiota intestinal, diminuindo a disbiose e aumentando a imunidade.

 

ü  Estudos in vivo realizados em camundongos indicaram que a administração de Saccharomyces boulardii, Lactobacillus casei, Lactobacillus rhamnosus, Lactobacillus acidophilus e Bifidobacterium bifidum diminuiu a mucosite induzida por 5-Fluorouracil (5-FU);

ü  Em ratos, resultados semelhantes foram obtidos pela administração de Bifidobacterium infantis sozinho ou uma combinação de Bifidobacterium breve, L. acidophilus, Lactobacillus casei e Streptococcus thermophilus;

ü  Lactobacillus reuteri também melhorou a mucosite oral induzida por quimioterapia em ratos;

ü  Em estudos clínicos, pesquisadores observaram que a administração de Bifidobacterium longum, Lactobacillus lactis e Enterococcus faecium reduziu não apenas a incidência, mas também a gravidade da mucosite oral (MO) induzida por quimioterapia e radioterapia.

 

ESTUDO

 

Esse estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e paralelo teve como objetivo avaliar a eficácia do Bacillus clausii ou placebo associados ao tratamento padrão em pacientes sob radioterapia de cabeça e pescoço (MIRZA; ARUNA; IRUKULLA, 2022).

 

Resultados:

 

ü  Houve um aumento significativo (p < 0,01) no tempo mediano para o início da mucosite, ou seja, 10 dias no grupo 1 e 8 dias no grupo controle, respectivamente;

ü  A média do tempo de remissão foi de 12 dias no grupo 1 e 14 dias no grupo controle (p < 0,05);

ü  A mucosite grau IV não foi observada em nenhum paciente do grupo 1 e em 2 pacientes do grupo controle (p < 0,05);

ü  Nenhum evento adverso atribuído ao Bacillus clausii foi observado;

ü  A terapia com Bacillus clausii atrasou o início, diminuiu o tempo de remissão e apresentou forte impacto na supressão da ocorrência de mucosite de alto grau entre o grupo 1.

 

Conclusão:

 

Este estudo demonstrou uma tendência positiva de que probióticos como Bacillus clausii podem atuar como uma ferramenta para melhorar a mucosite oral.

 

 

 

MIRZA, M. A.; ARUNA, D.; IRUKULLA, M. Efficacy of Bacillus clausii UBBC - 07 spores in the amelioration of oral mucositis in head and neck cancer patients undergoing radiation therapy. Cancer Treat Res Commun, 31, p. 100523, Jan 25 2022.

ICosmetologia 2025. Todos os direitos reservados.