Estudo Científico
O ácido hialurônico é um componente natural da nossa pele. Fica localizado na derme, que é uma camada mais profunda da pele. Nessa mesma camada da pele encontramos também as fibras de colágeno e elastina. Enquanto as fibras são responsáveis por sustentação e elasticidade, o ácido hialurônico tem a função primaria de preenchimento. É também conhecido cientificamente como Glicosaminoglicana e sua função, além de preencher, é garantir que a água fique mais tempo na pele. Tem alta afinidade com a água e consegue absorver grandes quantidades, mantendo nossa pele hidratada.
Muitas pessoas pensam que apenas aumentando o conteúdo de colágeno e elastina na pele será suficiente para termos um efeito anti-rugas, mas se esquecem que o ácido hialurônico também deve ser aumentado.
Você já deve ter observado que alguns cosméticos “contém ácido hialurônico”, mas a forma usada na maioria deles é o chamado hialuronato de sódio, um sal do ácido hialurônico e portanto quando falamos que um produto “contém ácido hialurônico” não é exatamente a mesma molécula que está na pele.
Funções do hialuronato de sódio
As funções na pele dependem do peso molecular das diversas formas de hialuronatos de sódio que existem. As moléculas com alto peso molecular servem para hidratar a pele, elas não conseguem penetrar na pele em função do seu tamanho e portanto são muito utilizadas em formulas cosméticas hidratantes.
Já as formas menores de hialuronatos de sódio conseguem penetrar na pele e chegam até a derme, o que as torna muito importantes para uso em cosméticos anti-idade e hidratantes.
Já existem estudos que demonstram que as formas menores de hialuronatos tem ação anti-inflamatória e além disso, ao chegar na derme, estimulam as células a produzir ácido hialurônico. Esse efeito é muito importante, pois conforme envelhecemos nossa pele produz cada vez menos ácido hialurônico, e este estímulo proporcionado pelo hialuronato de sódio é fundamental para mantermos a pele saudável.
Portanto fique atendo ao rótulo, quando comprar um produto que promete “conter ácido hialurônico”, verifique se esse produto está descrito como um anti-idade ou anti-ageing, isso significa que provavelmente a formula contém um hialuronatos de baixo peso e que sua ação é na derme, caso contrário se o produto “contem ácido hialurônico”, mas está descrito apenas como hidratante, ele não vai entregar nada além da hidratação.
Garantindo que sua formula terá um hialuronato de sódio que chega na derme
Um exemplo de ativo de baixo peso molecular é o Oligo HA, fabricado na Coreia do Sul. Ele está disponível no Brasil e pode ser manipulado em Farmácias de manipulação. Basta consultar um dermatologista ou farmacêutico, eles poderão prescrever uma formulação com Oligo HA, que vai diminuir as rugas, melhorar o conteúdo de ácido hialurônico na pele e aumentar a firmeza.
Outro exemplo é o HyActive, um hialuronato de sódio de baixíssimo peso molecular, que possui ação anti-inflamatória, além da ação de redução de rugas e retexturização da pele, já é usado em produtos encontrados no mercado.
Já o Epiderfill é um hialuronato de sódio específico para mascaramento imediato de rugas. Ele não penetra profundamente na pele, mas após ser aplicado, se deposita na primeira camada, absorve grande quantidade de água e devido ao seu aumento de volume, consegue mascarar as rugas. Seu efeito dura até 6 horas.