A Qualidade de Vida na Dermatite Atópica
O número de pacientes com sintomas alérgicos como a dermatite atópica vem aumentando. Muitos deles experienciam adicionais como dores de cabeça, indisposição, insônia, frustração e ansiedade. Isso resulta em redução da qualidade de vida e tem se tornado um grande problema social.
Os Tratamentos Convencionais
Em geral, os medicamentos antialérgicos como anti-histamínicos, esteroides e imunossupressores são utilizados. Mas seu tratamento tem alto custo e por longos períodos resulta em efeitos adversos. Alternativas na dermatite atópica são urgentemente necessárias.
O Uso de Alimentos Funcionais
Recentemente o uso de alimentos funcionais com atividade antialérgica tem chamado atenção, como por exemplo certas bactérias lácticas conhecidas pelos seus efeitos imunomodulatórios.
Lactobacillus plantarum
Em culturas celulares o Lactobacillus plantarum demonstrou induzir IL-10, uma citocina anti-inflamatória e em modelos animais demonstrou efeitos antialérgicos.
Em humanos o Lactobacillus plantarum demonstrou aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de pacientes com polinose do cedro japonês.
Estudo examinou se a ingestão diária de um suco cítrico contendo Lactobacillus plantarum alivia os sintomas da dermatite atópica. |
Foram avaliados homens e mulheres com idades entre 18 e 77 anos apresentando dermatite atópica leve à moderada que receberam:
Lactobacillus plantarum
Garrafa de suco fermentado (100 mL) contendo 6 × 1010UFC.
Consumida pela manhã após o café da manhã.
Triagem 1: 33 pacientes (12 homens e 21 mulheres).
Triagem 2: 19 pacientes (6 homens e 13 mulheres) que participaram da triagem 1.
Os voluntários responderam o questionário Skindex-16 antes do tratamento, 8 semanas após o início da ingestão da bebida e 8 semanas após o término do tratamento em ambas as triagens. Foram retiradas fotografias (triagem 1) e realizadas medições de parâmetros sanguíneos (triagem 2).
Resultados:
Ambas as Triagens: Redução significativa nos escores do Skindex-16.
(A) uma mulher de 34 anos com eritema e exantema, (B) um homem
de 74 anos com descamação e (C) uma mulher de 51 anos com eritema e exantema.
Triagem 1:As imagens demonstraram que quase todos os pacientes
obtiveram uma melhora significativa das lesões cutâneas após o tratamento.(A) uma mulher de 34 anos com eritema e exantema, (B) um homem
de 74 anos com descamação e (C) uma mulher de 51 anos com eritema e exantema.
Triagem 2: Foram atenuados os níveis sanguíneos de proteína
catiônica do eosinófilo (ECP) e imunoglobulina E total (IgE).
Conclusão:
Os resultados sugerem que a ingestão diária da bebida fermentada contendo Lactobacillus plantarum apresenta efeitos benéficos sobre os sintomas e qualidade de vida de pacientes com dermatite atópica leve a moderada através de um efeito imunomodulatório via atenuação de ECP e IgE.
Referência
Harima-Mizusawa N, Kamachi K, Kano M, Nozaki D, Uetake T, Yokomizo
Y, Nagino T, Tanaka A, Miyazaki K, Nakamura S. Beneficial effects of citrus juice fermented with Lactobacillus
plantarum YIT 0132 on atopic dermatitis: results of daily intake by adult
patients in two open trials. BiosciMicrobiota Food Health.
2016;35(1):29-39. doi: 10.12938/bmfh.2015-010. Epub 2015 Oct 27.
|
|