image

Shampoo de Cetoconazol no Gerenciamento da Alopecia Androgenética

A alopecia androgenética (AAAGGA) é o tipo mais comum de perda de cabelo em homens. A perda de cabelo deste tipo envolve predominantemente o couro cabeludo fronto-parietal, médio-frontal ou póstero-superior. A prevalência varia de acordo com a idade e raça, sendo os homens caucasianos mais velhos mais comumente afetados. Cerca de 50% dos homens caucasianos têm AAG aos 50 anos. Fatores predisponentes para AGA incluem genética e a presença de andrógenos circulantes. Foi demonstrado que altos níveis de 5α-di-hidrotestosterona (DHT), um hormônio que se liga aos receptores de andrógenos nos folículos capilares do couro cabeludo, conduzem a AAG.

Cetoconazol

É um derivado de imidazol e um potente agente antifúngico que inibe a síntese de ergosterol. O cetoconazol exerce efeitos anti-inflamatórios através da inibição da 5-lipooxigenase. Além disso, bloqueia a síntese de testosterona, diminuindo assim o DHT e apoiando seu possível mecanismo na  AAG.

ESTUDO

Esse estudo de revisão sistemática teve como objetivo avaliar a eficácia do cetoconazol tópico no tratamento da AAG (FIELDS; VONU; MONIR; SCHOCH, 2019).

Resultados:

  • Aos 6 meses, o grupo do cetoconazol apresentou um aumento do índice de índice pilar (IP), que atingiu o patamar após 15 meses;
  • O IP dos usuários de shampoo não medicados com AAG diminuiu linearmente ao longo do tempo;
  • Nos indivíduos controle (sem AAG), IP permaneceu estável ao longo do estudo para ambos os grupos de controle.

 

FIELDS, J. R.; VONU, P. M.; MONIR, R. L.; SCHOCH, J. J. Topical ketoconazole for the treatment of androgenetic alopecia: A systematic review. Dermatol Ther, p. e13202, Dec 20 2019.