Depilação com cera sem dor é possível? Especialista explica
Embora a depilação com cera seja muito prática e eficaz, para muitas pessoas o procedimento pode ser uma verdadeira tortura Isso porque,além de arrancar os pelos da raiz, a cera também acaba puxando a pele, causando dor.
Para acabar com esse sofrimento, uma clínica norte-americana especializada em depilação brasileira , a Elastic Wax Center, desenvolveu um produto artesanal que mistura cera de abelha e babosa, que possui ação hidratante e cicatrizante, para depilar o corpo sem dor. Além disso, antes do procedimento os profissionais aplicam óleo de melaleuca, conhecido por suas propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que contribuem para o alívio da dor.
Um vídeo postado no Youtube da empresa mostra como o procedimento é feito e quais as experiências de pessoas que já fizeram esse tipo de depilação. Mas será que produtos que prometem não causar dor são realmente efetivos?
De acordo com a dermatologista Joana D'arc Diniz, muitas marcas de ceras depilatórias prometem reduzir a dor por terem em sua composição uma substância anestésica. No entanto, seu efeito depende também da sensibilidade,do tipo de pele ou pelo de cada pessoa, da área onde a cera é aplicada e, claro, de sua qualidade.
"Entretanto, vale ressaltar que algumas pessoas são mais propensas a sentir dor e, em alguns casos, tendem a ter pelos encravados, o que dificulta o processo de eliminá-los", alerta a dermatologista.
Além disso, a especialista informa que, na grande maioria das vezes, o elemento anestésico utilizado na fabricação dessas ceras é o eugenol, que tem efeito analgésico, anti-inflamatório e antisséptico na pele. No entanto, é importante alertar que o eugenol não é aconselhado para peles muito sensíveis, com lesões e, sobretudo, para grávidas.
Como fazer a depilação doer menos?
Segundo Joana D'arc, antes da depilação é indicado fazer uma esfoliação na região para preparar a pele e ajudar a diminuir pelos encravados, o que favorece o procedimento. Outro ponto importante é manter a pele sempre hidratada, em especial com cremes à base de aloe vera e calêndula,que possuem efeito calmante. Tudo isso facilita a remoção dos pelos e evita a foliculite.
"Para reduzir a dor da depilação, também é recomendado buscar um profissional bastante experiente, pois o modo de 'puxar' a cera é importante para causar menos agressão à pele e evitar até uma reação alérgica. Além disso, o profissional e o local escolhido para fazer o procedimento precisam atender às exigências e condições de higiene estabelecidas pelos órgãos competentes, para evitar riscos e complicações", diz a dermatologista.
Cuidados antes e depois da depilação
- Limpe
a pele com produtos antissépticos algumas horas antes
- Tente
alternar os métodos para reduzir pelos encravados
- Faça
esfoliação com bucha vegetal para facilitar a saída dos fios
- Se
for fazê-la sozinha, antes de começar, deixe a água morna escorrer na
região por três minutos
- Após
a depilação, nunca passe álcool e cremes (no máximo, uma loção
pós-depilatória relaxante). A pele deve permanecer seca para inibir o
desenvolvimento de bactérias
- Procure
depilar-se à noite, pois a pele terá mais horas para ficar longe do sol e
de roupas apertadas e se recuperar melhor
- Use
hidratante só após 24 horas. Se a região ficar irritada, faça compressas
com chá de camomila
- Evite
tomar sol 48 horas antes e 78 horas após a depilação, para não manchar
depois ou se machucar durante o processo de remoção dos pelos
- Evite
expor a pele à água do mar e usar perfumes por 24 horas após a depilação,
para não haver irritações
- Se
tiver tendência a apresentar vasinhos, evite as ceras e a pinça, pois
favorecem o rompimento deles. Prefira lâmina ou creme depilatório químico.