image

Estudo Científico

A poluição ambiental do ar engloba diversas substâncias em partículas, cujo aumento devido à industrialização e urbanização é altamente associado com morbidade e mortalidade em todo o mundo (Kim et al., 2016). A exposição crônica à radiação ultravioleta é a maior causa do envelhecimento extrínseco, porém, há outros fatores que influenciam para o envelhecimento prematuro. Exposição ao espectro de luz visível e infravermelho e a poluentes existentes do ar na forma de gases e partículas (Krutmann et al., 2016). A absorção cutânea e captação dérmica de contaminantes em gases é um importante e relevante mecanismo de exposição humana à poluição (Wu et al., 2016).

Poluição, Doenças de Pele e Envelhecimento

Estudos epidemiológicos sobre o impacto da poluição demonstram que as substâncias em partículas afetam o desenvolvimento e a exacerbação de doenças dermatológicas. A exposição à poluição causa:

Indução do estresse oxidativo;
Produção de espécies reativas de oxigênio (superóxido e  hidroxila);
Secreção de citocinas pró-inflamatórias (TNF-α, IL-1α e IL-8);
Aumento de MMP’s (MMP-1, MMP-2 e MMP-9).

Esses processos levam ao aumento de doenças cutâneas inflamatórias, degradação do colágeno e envelhecimento da pele. Além disso, as partículas ultrafinas, incluindo o carbono negro e hidrocarbonetos policíclicos aromáticos aumentam a incidência de câncer de pele (Kim et al., 2016).

Novos Ativos Antipoluição

Pollushield™

Pollushield™ protege a pele contra os danos induzidos pela poluição graças à combinação de um polímero com propriedade quelante de metais e um ação antioxidante mais potente que resveratrol, ácido ferúlico e vitamina E.

INCI Name: Water, Propanediol, Diisopropyl Adipate, Lecithin, Acrylic Acid/Acrylamidomethyl Propane Sulfonic Acid Copolymer, Dimethylmethoxy Chromanol, Glyceryl Caprylate, Xanthan Gum.

Estudos Comprovam a Ação Antipoluição de Pollushield™

A aplicação em explantes de pele humana em meio de cultura uma vez ao dia durante 4 dias com 5% de Pollushield™ reduz a expressão de metalotioneína (MT-1H), que é induzida por exposição a metais.

Em comparação aos explantes sem tratamento com Pollushiled™ ocorreu a redução da concentração de malondialdeído, um importante biomarcador utilizado na avaliação do estresse oxidativo. 

Exo-P™

Exo-P™ é um polissacarídeo altamente purificado do Kopara (micro-organismo) da Polinésia Francesa. Reduz a adesão das PM2,5 (partícula de matéria superior a 2,5mcm). Quelante de metais pesados. Reduz a atividade dos radicais livres, protege a pele e a integridade celular contra os poluentes, inclusive fumaça de cigarro.

INCI Name: Water (and) Buylene Glycol (and) Alteromonas Ferment Extract.

Estudos Clínicos Comprovam

Foram avaliados 18 pacientes com idades entre 42 e 72 anos.

Ação Protetora (Antiadesão)

Aplicação de uma solução aquosa contendo 2% de Exo-P™ no antebraço seguida da aplicação de PM2,5, lavagem com água e secagem.


Ação Limpadora

Aplicação de PM2,5 no antebraço seguida e lavagem com uma solução aquosa contendo 1% de Exo-P™ e secagem.
Exo-P™ neutraliza imediatamente os efeitos dos poluentes prevenindo o envelhecimento precoce e os distúrbios dérmicos.


Avaliações In Vitro/Ex Vivo


Pollustop®

Pollustop® é um polissacarídeo aniônico de alto peso molecular, obtido por biotecnologia, que possui a capacidade de formar um filme sobre as superfícies da pele e do cabelo. Age como uma barreira contra os três tipos de estresse causados pela poluição atmosférica, radição UV e doméstica, envolvendo agentes químicos, e assim limita os danos causados extra e intracelularmente.

INCI Name: Biosaccharide gum-4 (and) 1,2-hexanediol.

Estudos Comprovam Proteção Contra a Poluição
 
Estudo in vivo com 10 voluntários mostrou a eficácia da aplicação de um creme contendo Pollustop® nas concentrações 1%, 3% e 5% em comparação ao placebo na exposição à uma solução de partículas de carbono.

A aplicação de Pollustop® promove diminuição significativa do encrostamento das partículas de carbono na pele.

Estudo ex vivo comprovou a eficácia de Pollustop® a 5% na proteção da epiderme contra os sulfatos utilizados em produtos de higiene e limpeza. Pollustop® aumenta a proteção contra a toxicidade celular induzida por sulfatos em 37%.

Referências

Kim KE, Cho D, Park HJ. Air pollution and skin diseases: Adverse effects of airborne particulate matter on various skin diseases. Life Sci. 2016 May 1;152:126-34. doi: 10.1016/j.lfs.2016.03.039. Epub 2016 Mar 25.

Wu CC, Bao LJ, Tao S, Zeng EY. Dermal Uptake from Airborne Organics as an Important Route of Human Exposure to E-Waste Combustion Fumes. Environ Sci Technol. 2016 Mar 21.

Krutmann J, Schikowski T, Hüls A, Vierkötter A, Grether-Beck S. Environmentally induced (extrinsic) skin aging. Hautarzt. 2016 Feb;67(2):99-102. doi: 10.1007/s00105-015-3750-6.

Lipotec, Espanha.
Lucas Meyer, França.
Solabia Group, Brasil.