image

Estudo Científico

Tratamento Adjuvante da Dermatite Atópica em Adultos

O número de pacientes com sintomas alérgicos como a dermatite atópica vem aumentando. Muitos deles experienciam também dores de cabeça, indisposição, insônia, frustração e ansiedade. Isso resulta em redução da qualidade de vida e tem se tornado um grande problema social.

Qual a Relação entre Probióticos e a Dermatite Atópica?

Diversos estudos reportaram a eficácia de probióticos ao longo dos últimos anos, e acredita-se que os probióticos fornecem uma variedade de efeitos através da melhora da flora intestinal bacteriana.

·         Acredita-se que o mecanismo mais comum por trás da eficácia dos probióticos seja a hipótese higiênica.

Efeitos Benéficos dos Probióticos

·      Em pacientes alérgicos, a resposta dominada por Th2 resulta em degranulação de mastócito e liberação de IgE. Contrapondo isso, os bactérias do ácido lático suprimem a reação Th2 por aumentar a resposta Th1 nesses pacientes;

·      Além disso, algumas cepas de bactérias do ácido lático estimulam a liberação de citocinas envolvidas na supressão inflamatória, como IL-10 e TGF-β. Tais citocinas aliviam a reação inflamatória excessiva por induzir a regulação de células T.

Um estudo realizado a fim de avaliar a eficáia e segurança da ingestão de Lactobacillusacidophilusna dermatite atópica em adultos, resultou na melhora da inflamação decorrente da ação das células Th2 por ativar as células T reguladoras e Th1. Sendo assim um tratamento seguro e eficaz.

Converse com seu Dermatologista!