image

Estudo Científico

Onicomicose

PVI-I é Eficaz nos Casos Resistentes 

Onicomicose

É comumente causada por infecção por dermatófito no palato, leito e dobras ungueais e sua incidência e prevalência vêm aumentando.

O principal obstáculo para um tratamento efetivo é a   inabilidade do agente antifúngico atingir os espaços subungueais e periungueais.

O tratamento da infecção subungueal e periungueal previne a reinfecção do palato durante os cursos terapêuticos prolongados.



Tratamentos

Os tratamentos tópicos exigem cursos terapêuticos longos para permitirem que a unha infectada seja substituída por uma unha saudável.

A resistência ao agente antifúngico utilizado frequentemente é desenvolvida durante esses regimes de tratamentos.

Essa reinfecção crônica contribui para as taxas extremamente baixas de sucesso das terapias para onicomicose.


PVP-I em DMSO

PVP-I (povidona-iodo) a 10% é uma solução aquosa bem conhecida, não tóxica e comumente utilizada como antisséptico tópico.

Foi reportado a sua utilização a 1% em solução de DMSO (dimetilsulfóxido) preparada em farmácia de manipulação no tratamento da onicomicose.

DMSO é um sistema de liberação capaz de penetrar nas estruturas cutâneas superficiais, e assim, o PVP-I atinge os espaços subungueais.


Referência

Capriotti K, Capriotti JA. Onychomycosis treated with a dilute povidone-iodine/dimethyl sulfoxide preparation. Int Med Case Rep J. 2015 Oct 8;8:231-3. doi: 10.2147/IMCRJ.S90775. eCollection 2015.

 

PVP-Ia 1% na Onicomicose

Um Relato de Caso

O Caso

Essa é uma revisão retrospectiva, não intervencional e não experimental do caso de um paciente de 49 anos com onicomicose severa por anos sem um tratamento oral e tópico que fosse eficaz.

O Exame Físico

Foi revelado uma onicomicose com abundante resíduos subungueais e positiva para Trichophytonmentagrophytes. A existência de uma tonalidade esverdeada nas áreas distróficas das unhas sugeriram uma coinfecção com Pseudomonasaeruginosa.


O Tratamento com PVP-I

Foi prescrito 1% de PVP-I (povidona-iodo) em solução contendo 44% de DMSO (dimetilsulfóxido) formulado em uma farmácia de manipulação.

PVP-I..................................................1%
Solução de DMSO 44% .................QSP
Aplicar 2 vezes ao dia diretamente sobre as unhas, por debaixo do palato ungueal até os resíduos subungueais e na pele ao redor das unhas.



Resultado e Discussões

Embora o DMSO seja um agente efetivo para sistemas de liberação transdérmica, a penetração na unha não havia sido reportada.

Após 24 semanas de acompanhamento a unha estava completamente limpa e sem a presença de fungos.

A formulação foi efetiva em aliviar os sinais e sintomas da onicomicose severa neste caso refratário.


Referência

Capriotti K, Capriotti JA. Onychomycosis treated with a dilute povidone-iodine/dimethyl sulfoxide preparation. Int Med Case Rep J. 2015 Oct 8;8:231-3. doi: 10.2147/IMCRJ.S90775. eCollection 2015.