image

O Tabagismo é Associado ao Comprometimento da Permeabilidade Epidermal Contribuindo para um Aumento da Prevalência de Desordens Cutâneas

Barreira Cutânea em Fumantes

Prejuízo à Permeabilidade Epidermal

Estudo avaliou 99 homens, sendo que os fumantes foram classificados como fumantes leves a moderados (<20 cigarros/dia) e fumantes pesados (≥20 cigarros/dia).

Ø  Foi demonstrado atraso na recuperação da barreira, variando de acordo com o local do corpo, com taxas negativamente relacionadas com o número de cigarros consumidos diariamente.

Ø  Fumantes pesados apresentam uma homeostase de barreira comprometida, o que pode contribuir, em parte, para um aumento da prevalência de certas desordens cutâneas.


Mecanismo

Ø  O mecanismo pelo qual os fumantes apresentam diferenças na homeostase da permeabilidade da barreira não são claros. Diversos estudos têm demonstrado que a nicotina, um dos principais constituintes do cigarro, regula a função dos queratinócitos.

Ø  A adição de nicotina à cultura de queratinócitos aumenta a expressão de filagrina, involucrina e a formação de envelopes cornificados. A nicotina estimula a adesão de queratinócitos e atua de forma negativa em suas funções por estimular o estresse oxidativo e a liberação de citocinas.

Ø  As citocinas podem beneficiar o reparo tecidual, mas quando ocorre uma inflamação excessiva, podem prejudicar a função barreira. O estresse oxidativo inibe a proliferação e diferenciação de queratinócitos, o que pode resultar em uma permeabilidade epidermal defeituosa.

Ø  A nicotina estimula a produção de sebo e inibe a proliferação de queratinócitos e síntese de proteínas. Com isso os fumantes apresentam uma hidratação maior nas áreas contendo muitas glândulas sebáceas e menor nas áreas com poucas glândulas sebáceas.

Efeitos Cutâneos pelo Fumo

Fumantes Aparentam 2,1 Anos a Mais


Condições Dermatológicas Relacionadas

Ø  Câncer de boca e outras condições orais;

Ø  Rugas e envelhecimento prematuro;

Ø  Deficiência na cura de ferimentos;

Ø  Carcinoma celular escamoso;

Ø  Hidradenite supurativa;

Ø  Perda de cabelo;

Ø  Psoríase (Freimanet al., 2004).

Alterações Sanguíneas: Aumento da vasoconstrição e de danos à camada epitelial dos vasos, promovendo danos à cura de ferimentos, tromboangeíte obliterante e doenças arteriais periféricas obstrutivas.

Reações Inflamatórias: Efeitos imunológicos que induzem a reações inflamatórias importantes na pustulose palmoplantar, psoríase, dermatite atópica, acne, tromboangeíte obliterante e lúpus eritematoso.

Imunossupressão: A imunossupressão causada pela nicotina pode contribuir para a patogênese da infecção por HPV, de melanoma maligno e também de tumores epiteliais e em mucosas (Krug et al., 2004).

 

Aparência Envelhecida

Ø  Os efeitos do fumo no envelhecimento foram avaliados no norte da Finlândia, onde os efeitos cumulativos da exposição solar são baixos.

Ø  Os fumantes aparentavam ter 2.1 anos a mais que suas idades reais, enquanto os não-fumantes uma média de 0.7 ano a menos (Raitio et al., 2004).


Para conhecer mais sobre o prof. Lucas Portilho, visite o Instagram - @lucasportilhooficial

Esse artigo é exclusivo para profissionais da saúde! 
Se você não é profissional da saúde Consulte um Dermatologista! 
Diga não a Automedicação!