image

Tratamento com Ivermectina Tópica

A rosácea é uma condição inflamatória crônica comumente tratada com antibióticos. No entanto, o potencial para resistência a eles é uma preocupação importante para os clínicos.

Dessa forma, agentes tópicos oferecem uma alternativa aos antibióticos sistêmicos.

Ivermectina Tópica

Mecanismo de Ação

Vantagem

É um agente antiparasitário de amplo espectro derivado da avermectina.

Atividades antiparasitária e anti-inflamatória, especificamente na inibição de citocinas inflamatórias.

Não é um antibiótico, dessa forma, não oferece a preocupação de resistência.

Estudos Comprovam Benefícios da Ivermectina Tópica no Tratamento da Rosácea

 

Um estudo avaliou o tempo de recidiva em pacientes com rosácea papulopustular moderada a grave que obtiveram sucesso com o tratamento com ivermectina a 1% ou metronidazol a 0,75% (duas vezes ao dia) (Taieb et al., 2015).

 

Resultado

 

O tempo médio para a primeira recidiva foi significativamente mais longo (115 dias vs. 85 dias) e a taxa de recidiva foi significativamente menor (62,7% vs. 68,4%) para os pacientes inicialmente tratados com sucesso com ivermectina 1% em comparação com metronidazol 0,75%; 

O número médio de dias livres de tratamento foi maior para a ivermectina em comparação com o metronidazol (196 dias vs. 169,5 dias);

 

Os resultados deste estudo de recidiva mostraram que o sucesso no tratamento inicial com ivermectina a 1% prolongou significativamente a remissão da rosácea em comparação com o tratamento inicial com metronidazol.

 

Além disso, estudo recentes têm demonstrado que a relação custo-benefício é mais favorável com a terapia tópica de ivermectina em pacientes com rosácea (Taieb et al., 2016).

Estudo Comprova

Ivermectina Tem Custo-Benefício Mais Favorável no Tratamento da Rosácea em Comparação com Outras Terapias Tópicas

Objetivo do Estudo

Avaliar a relação custo-benefício de um creme de ivermectina em comparação com tratamentos tópicos atuais em adultos com rosácea papulopustular (Taieb et al., 2016).


Resultados e Conclusão

ü  A aplicação do creme de ivermectina a 1% forneceu uma média de 72,922 dias livres da doença ao longo de um período de 3 anos em comparação com o creme de metronidazol a 0,75%, levando a um menor custo por dia livre de doença; 

ü  A ivermectina tópica também foi associada com menores custos totais e maior benefício clínico em comparação com a aplicação tópica de ácido azelaico;


Reflexo de redução de 15% nos custos de visitas ao médico em comparação com metronidazol

Reflexo de redução de 20% nos custos de visitas ao médico em comparação com ácido azelaico

Após análise dos resultados, pode-se concluir que a aplicação tópica de creme de ivermectina a 1% 1 vez ao dia teve um custo-benefício mais favorável em comparação com metronidazol ou ácido azelaico no tratamento da rosácea papulopustular, podendo ser escolhida como terapia de primeira linha.

Para conhecer mais sobre o empreendedor, Portilho convida a visitar seu Instagram - @lucasportilhooficial