image

Tratamentos e Cuidados para Gestão Efetiva da Pele Acneica

A acne representa uma das dermatoses inflamatórias mais comuns observadas em todo o mundo e é a principal razão da ida ao dermatologista. A doença geralmente tem um curso prolongado, com recaída aguda ou recorrência ao longo do tempo e os efeitos sociais e psicológicos associados impactam negativamente a qualidade de vida dos indivíduos. 

A apresentação clínica varia e inclui comedões abertos ou fechados, pápulas, pústulas ou nódulos que se estendem ao longo do rosto e/ou tronco. Pode apresentar também significativas lesões inflamatórias. A seborreia é normalmente presente, embora o grau possa variar. Na maioria das vezes, o sucesso do tratamento está relacionado com a melhoria dos fatores psicológicos.

Tratamentos da Acne

Para uma gestão bem sucedida da acne, é necessário associar alguns tratamentos. A tabela a seguir apresenta um algoritmo baseado em evidências que resume as opções de tratamento da acne. 



Cuidados para Gestão Efetiva da Acne



Duração da Acne, Inflamação e Cicatrizes

Há claras evidências que as cicatrizes da acne podem ocorrer mais facilmente se o tratamento for retardado. Recentemente, foi relatada também a importância da inflamação do desenvolvimento de cicatrizes. Tanto o grau e duração da inflamação clínica podem influenciar na cicatriz. Isso enfatiza a necessidade de se estabelecer quanto tempo a acne está presente quando se avalia o paciente pela primeira vez e, em seguida, aplicar o tratamento alvo na inflamação e reduzir a probabilidade da formação de cicatrizes. 

Resistência a Antibióticos pode Prejudicar a Resposta Clínica

Tem havido um aumento constante da resistência do Propionibacterium acnes aos antibióticos, como resultado do uso de terapias antibióticas tópicas e também a forte dependência de antibióticos na gestão da acne em longo prazo. Nos Estados Unidos, a prevalência da resistência aos antibióticos macrolídeos orais tornou-os longe de ser útil no tratamento da acne.

Acne Aguda Pós-Isotretinoína

A razão mais comum para aparecimento da acne aguda após o início do uso de isotretinoína oral refere-se à presença de microcomedões. Para identificação do quadro, o exame deve ser feito sob iluminação adequada e com a pele esticada. Até os microcomedões serem tratados, o uso da isotretinoína deve ser adiado ou iniciado em uma dose muito baixa.

Absorção da Isotretinoína

A absorção da isotretinoína depende da alimentação. O estômago vazio pode reduzir a absorção da isotretinoína. É necessário assegurar os pacientes como tomar este medicamento, pois isto pode ter impacto na segurança, eficácia e duração da terapia.

Efeitos Adversos e Interações Relacionados ao Tratamento da Acne

O efeito colateral mais comum do uso de produtos tópicos para acne é a dermatite de contato primária, que muitas vezes desaparece com o tempo e é gerido pela redução da frequência da aplicação. O uso combinado de alguns medicamentos também pode gerar interações. Dessa forma, é necessário prestar atenção na composição do produto e na duração da aplicação para melhorar a tolerabilidade.

Alternativa para Tratamento da Acne Nodular Grave

A isotretinoína oral é o tratamento de primeira escolha para a acne inflamatória nodular. No entanto, seus efeitos adversos têm preocupado a sistema de saúde e os pacientes. Recentemente, um estudo demonstrou que aplicação tópica de um gel de peróxido de benzoíla (2,5%) e adapaleno (0,1%) + doxiciclina oral (200 mg/dia) foi eficaz e seguro no tratamento da acne nodular severa, reduzindo as lesões em 2 semanas. Essa combinação mostrou um perfil de segurança maior, com menos efeitos adversos graves relatados pelos pacientes em comparação com a isotretinoína oral.

Anti-histamínicos como Alternativa à Isotretinoína Oral

Um estudo investigou a eficácia e segurança da combinação de isotretinoína e anti-histamínico e comparou com a monoterapia com isotretinoína. Os resultados mostraram que após 12 semanas, a combinação de isotretinoína (20 mg) e desloratadina (5 mg) diminuiu significativamente a contagem das lesões inflamatórias da acne, a classificação global, o eritema e o sebo cutâneo. Além disso, menos efeitos adversos foram relatados com a combinação em comparação com a monoterapia. 

Espironolactona para Mulheres com Acne Hormonal

A espironolactona é relatada na literatura como um tratamento eficaz da acne, uma vez que ela é capaz de inibir a atividade da glândula sebácea, reduzindo a excreção do sebo de 30 a 75%. Também é capaz de diminuir a atividade de 5α-redutase, reduzindo a testosterona livre circulante. A espironolactona tem sido reportada como eficaz no tratamento da acne de mulheres na pós-adolescência. 

Antibióticos e Foliculite 

A foliculite por gram-negativos é uma complicação do tratamento prolongado da acne com antibióticos tópicos e orais de amplo espectro. É o resultado de um crescimento excessivo de organismos gram-negativos, incluindo Klebsiella, E. coli, Proteus, Serratia, Pseudomonas, entre outros. Para tratamento, o antibiótico que está sendo usado deve ser interrompido.

Suplementos Vitamínicos e Minerais e Anabolizantes - Gatilhos para a Acne

O uso abusivo de esteroides anabolizantes pode causar acne vulgaris e induzir as formas graves com a nodular e conglobata. Estimativas sugerem que 43% dos usuários destes anabolizantes têm algum grau de acne como efeito colateral. Shakes de proteína e suplementos nutricionais semelhantes também podem induzir a acne em homens e mulheres. Vinte e um por cento dos usuários de suplementos nutricionais relataram a acne como um efeito adverso.