image

Estudo Científico

A aplicação tópica do sal sódico do ácido hialurônico a 0,2% tem demonstrado ser uma alternativa eficaz na redução da inflamação cutânea. Por isso, pesquisadores do Centro de Dermatologia e Laser de Charleston, do Departamento de Pesquisa Clínica de Charleston, Carolina do Sul, EUA, conduziram um estudo para avaliar a eficácia e a segurança de um novo produto anti-inflamatório contendo ácido hialurônico de baixo peso molecular. Estudo prospectivo e observacional contou com 17 pacientes (idades entre 18 e 75) com dermatite seborreica facial que foram submetidos ao seguinte protocolo: Aplicação tópica de um gel contendo 0,2% do sal sódico do ácido hialurônico, duas vezes ao dia, por 4 semanas, continuando sem tratamento por mais 4 semanas.Os pacientes foram avaliados antes do tratamento e nas semanas 2, 4 e 8. Entre os parâmetros avaliados, constavam:

Eritema;
Prurido;
PGA (physician´s global assessment);
Escala de avaliação da doença. 

De acordo com os resultados, os indivíduos que aplicaram o gel de hialuronato de sódio a 0,2% já apresentaram melhora na 4ª semana de tratamento.
As reduções verificadas após o tratamento foram de:

76,9% na escala de avaliação da doença;
64,3% no eritema;
50% no prurido.

A PGA mostrou melhora de 65,5% após 4 semanas de tratamento e de 58,97% após 8 semanas de tratamento.



Legenda: Redução dos parâmetros de avaliação da doença com o decorrer do tratamento.

O tratamento com o gel de ácido hialurônico de baixo peso molecular resultou em melhora significativa dos parâmetros avaliados para dermatite seborreica, comprovando que esta pode ser uma nova opção terapêutica a ser considerada para tratamento da dermatite seborreica facial, com eficácia e tolerabilidade garantidas (Schlesinger e Rowland Powell, 2014).

Schlesinger T, Rowland Powell C. Efficacy and safety of a low molecular weight hyaluronic Acid topical gel in the treatment of facial seborrheic dermatitis final report. J Clin Aesthet Dermatol. 2014 May;7(5):15-8.