image

Elegância Cosmética e Maior Aceitabilidade

Verão no Brasil

Índice Ultravioleta e Latitude

Radiação Solar

A energia emitida pelo Sol é transmitida na forma de ondas eletromagnéticas e a radiação ultravioleta (UV) corresponde a menos de 10% da radiação total incidente no topo da atmosfera.

A radiação UV é subdividida de acordo com a recomendação da Comissão Internacional de Iluminação (Commission Internationale de l'Éclairage – CIE).

Brasil e Região Sudeste

Ø  A latitude é um fator determinante na quantidade de radiação solar na superfície da Terra, sendo maior numa latitude próxima ao Equador e menor próxima aos polos.

Ø  Como o eixo do planeta tem uma inclinação de aproximadamente 23º em relação ao Sol, as latitudes ao redor desse ângulo recebem uma maior quantidade de radiação durante o verão.

Ø  Por esse motivo, durante o verão, os maiores índices ultravioleta (IUV) são observados na região Sudeste, que está aproximadamente na latitude 23º. 

Índice UV as 12h na América do Sul

Verão no Brasil

Importância da Alta Performance na Proteção Solar

IUV em São Paulo

Um experimento na cidade de São Paulo coletou dados de índice ultravioleta (IUV) a cada 10 minutos durante 4 anos e demonstrou que aproximadamente 60% do IUV foram registrados entre 11h e 13h, sendo classificado como muito alto ou de risco extremo durante o verão.

Sol Liberado Até 10h?


Ø  Considerando que a dose eritematógena mínima (MED) para indivíduos fototipo II é de 250 J/m2, esses indivíduos poderiam estar expostos a 2,6 vezes a quantidade mínima de radiação para desenvolver eritema.

Ø  Em indivíduos fototipo IV esta dose seria 1,5 vezes maior que a MED de 450 J/m2, indicando o risco à saúde mesmo para indivíduos com pele mais resistente ao dano desencadeado pela radiação UV.

IUV em São Paulo versus Paris

A cidade de São Paulo está na latitude 23º sul e Paris na latitude 48º norte e existem diferenças significativas entre o IUV nessas localidades.



 Fotoprotetores Fluidos

A Preferência por Formulações Leves


Estudo randomizado e cego com 139 participantes determinou quais formulações comerciais de fotoprotetores eram mais desejadas para serem aplicadas em mais de uma ocasião e os motivos para a não aplicação.


Ø  Quanto mais leve a formulação maior foi a preferência dos participantes que preferiram uma formulação spray baseada em álcool.

Conclusão e Discussões:


Elegância Cosmética

A Preferência dos Consumidores


Estudo determinou as características e os pontos positivos e negativos dos fotoprotetores mais avaliados pelos consumidores da loja online Amazon.com em dezembro de 2015

As 5 revisões classificadas pelos usuários da loja como mais úteis foram divididas em categorias de acordo com os comentários.

Haviam 6.500 produtos categorizados como fotoprotetores e 65 foram avaliados por terem maior número de revisões e pontuadas com 4 ou 5 estrelas.

Resultados:

Ø  40% não estavam de acordo com a American Academy of Dermatology

Não apresentavam espectro de proteção com FPS ≥30 e resistência à água

 

Características Positivas MAIS Citadas:

Ø  61% - Elegância Cosmética

Ø  45% - Performance

Ø  24% - Compatibilidade Cutânea


Conclusão:

Para conhecer mais sobre o prof. Lucas Portilho, visite o Instagram - @lucasportilhooficial

Esse artigo é exclusivo para profissionais da saúde! 
Se você não é profissional da saúde Consulte um Dermatologista! 
Diga não a Automedicação!