image

Ação Antioxidante, Anti-Inflamatória e Aumenta a Espessura Dérmica Melhorando a Hidratação e Elasticidade Cutânea

Ativos Herbais para Estrias

Ação Antioxidante e Anti-inflamatória


Mecanismo Fisiopatogenético da Estria

Apesar dos mecanismos de desenvolvimento das estrias não estarem totalmente elucidados há duas hipóteses de maior força, a primeira que se assemelha ao processo de formação de estrias e outra que tem a ver com a rede de fibras elásticas.

A Ultrassonografia na Avaliação de Formulações Tópicas

A Ultrassonografia é um método eficiente para avaliar a evolução das características cutâneas após a aplicação de produtos tópicos. A avaliação ultrassonográfica da estria revela a área heteroecoica e hiperecoica com redução da espessura epidérmica e aumento da heterogenicidade e densidade, demonstrando uma similaridade morfológica às cicatrizes atróficas.



Punica granatum + Croton lecheri

Avaliação da Eficácia Clínica

O objetivo da pesquisa conduzida por Bogdan et al. (2017) foi obter um produto para uso tópico contendo ingredientes ativos herbais com atividade antioxidante e anti-inflamatória confirmada (Punica granatum e Croton lecheri) e demonstrar seu efeito positivo na prevenção e tratamento da estria. Após otimização da formulação, esta foi investigada em um estudo clínico não randomizado.



O estudo foi realizado durante 6 meses e as medidas instrumentais (nível de hidratação cutânea, elasticidade da pele e espessura da derme) foram realizadas no início do estudo (T0), após 3 semanas (T1) e ao fim do estudo (T2).

Resultados 

·         A figura ao lado mostra imagens ultrassonográficas da pele na linha base (A), após 3 (B) e 6 semanas (C). A análise estatística ressaltou um aumento significativo da espessura epidérmica ao fim do estudo nos dois grupos;

·         Houve o aparecimento de novas áreas ecogenéticas ao invés de estria e também uma maior homogeneidade da derme;

·         Os dois grupos apresentaram resultados positivos quanto à hidratação e elasticidade da pele;




Para conhecer mais sobre o prof. Lucas Portilho, visite o Instagram - @lucasportilhooficial

Esse artigo é exclusivo para profissionais da saúde! 
Se você não é profissional da saúde Consulte um Dermatologista! 
Diga não a Automedicação!