image

Opções Seguras e Eficazes para o Tratamento das Principais Condições Cutâneas Como Estrias, Hiperpigmentações, Acne

A Onda de Transformações na Gestação 

Impacto Direto na Pele da Mulher

A gravidez causa profundas alterações orgânicas na mulher, tornando-as sensíveis a mudanças cutâneas as quais podem ser fisiológicas ou patológicas (Fernandes e Amaral, 2015).


Principais Alterações Fisiológicas Encontradas na Gravidez

Fernandes e Amaral avaliaram 905 mulheres durante a gravidez, dessas, 805 apresentaram alterações fisiológicas que estão apresentadas na tabela abaixo.

Caixa de texto: Fernandes e Amaral, 2015
 


Alteração fisiológica

Porcentagem de pacientes (%)

Pigmentares

    Linea nigra

54,75

    Melasma

54,03

    Nevos melanocíticos

41,43

Estrias

46,96

Vascular

41,21

Glandular

35,80

Capilares

    Maior volume e taxa de crescimento

20,99

    Maior perda

11,04

Ungueais

8,06

Opções Seguras para Gestantes

Estrias, Hiperpigmentações e Acne

Tratamento das Estrias Gravídicas – Vanistryl® e RegestrilTM

RegestrilTM atua de maneira sinérgica prevenindo o surgimento de novas estrias e reparando as já existentes. É constituído de:

·         Extrato de Phaseolus lunatus: extrato de feijão verde capaz de inibir a tripsina e quimotripsina favorecendo o resstabelecimento da homeostasia do tecido local;

·         Rutina: antioxidante para estabilização de mastócitos e inibição leucocitária, o que desfavorece a ação da elastase;

·         Matrikinas: biopeptídeos que atuam na reconstituição da MEC danificada (Sederma)

Vanistryl® é um sistema micelar que facilita a difusão de peptídeos e glicoproteína. É composto por:

·         Peptídeo AC29, que previne a degradação dos componentes da matriz extracelular por inibir as MMPS;

·         Extrato de Pseudoalteromonas responsável por fortalecer a MEC, reestruturar e induzir a síntese de proteínas;

·         Pentapeptídeo-18, que reduz a tensão da derme pela modulação da contração e relaxamento muscular (Lipotec, Espanha).

Mulheres de todos os grupos étnicos podem desenvolver estrias sendo que a ocorrência varia de 50% a 90%. As principais áreas afetadas são: abdômen, seios e coxas, locais em que há maior distensão da pele (Brennam et al., 2016).

Hiperpigmentações Durante a Gravidez

Até 90% das mulheres grávidas desenvolverão hiperpigmentações durante a gestação, esta geralmente é generalizada e leve. Acredita-se que o aumento da melanogênese se deve ao aumento dos níveis dos hormônios melanocíticos estimulantes α e β, estrógeno, progesterona e β-endorfina (Tyler, 2015).

·         Glutationa (γ-glutamilcisteinilglicina) é um dos sistemas antioxidantes mais ativos na fisiologia humana. Ela é capaz de alterar a melanogênese, inibir a tirosinase e proteger contra o estresse oxidativo (Sonthalia et al., 2016).

Acne na Gestação – Opção tópica e Oral

O aparecimento da acne durante a gestação pode vir a desaparecer no primeiro trimestre, porém pode piorar no terceiro trimestre como resultado do aumento da concentração de andrógenos e seus efeitos sobre a produção de sebo. Somado às alterações hormonais, fatores imunológicos associados à gravidez podem estar envolvidos

·         Peróxido de benzoíla: possui propriedade antimicrobiana, comedolítica e anti-inflamatória. É considerado seguro durante a gravidez e ajuda a prevenir o desenvolvimento de resistência quando utilizado junto a antibióticos;

Zinco: possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas e reduz a produção de sebo. É eficaz contra acne inflamatória leve a moderada quando utilizado isoladamente ou em conjunto. Estudos não revelaram risco de anormalidades fetais (Chien et al., 2016)

Para conhecer mais sobre o prof. Lucas Portilho, visite o Instagram - @lucasportilhooficial

Esse artigo é exclusivo para profissionais da saúde! 
Se você não é profissional da saúde Consulte um Dermatologista! 
Diga não a Automedicação!

.