image

Os Bebês Dormem Mais e Melhor

Baby Lotion de Lavanda

Os Bebês Dormem Mais e Melhor

As Mães Acordam Menos Vezes Durante a Noite


A interrupção do sono é frequente com neonatos e suas mães. É demonstrado que as terapias com massagem facilitam o sono em bebês e adultos. Inclusive, em bebês, a massagem com óleo é mais eficiente que sem óleo.

Um estudo clínico foi realizado com 76 mães e seus neonatos que foram randomizados em 3 grupos para avaliar a eficácia de uma loção e da terapia com massagem.



As mães foram ensinadas a aplicar uma massagem simples para neonatos e orientadas a realizar a aplicação diariamente por 15 minutos, antes de dormir, durante 1 mês.

 

O Questionário para Avaliação do Sono na Primeira Infância (Brief Infant Sleep Questionnaire, BISQ) foi adaptado para os neonatos e suas mães, que responderam sobre seu próprio sono e de seus bebês.


Resultado e Discussão

Ø  O grupo Massagem com Loção de Lavanda apresentou um sono mais facilitado e com períodos mais longos para os bebês epara suas mães, que acordaram menos vezes durante as noites.

Ø  As mães que massageiam seus bebês proporcionam um melhor sono para ambos. O ato de massagear é benéfico para o bebê que recebe, mas também para a mãe que apresenta diminuição de hormônios relacionados ao estresse.

Cosméticos para Mãe-Bebê

Benefícios com Segurança

Óleo Essencial de Lavanda

Ø  Banho com sabonete de lavanda promove a redução do cortisol na mãe e no bebê. Ambos ficam mais relaxados e o bebê dorme mais profundamente após o banho (Field et al., 2008).

Ø  Estudos demonstram que o óleo essencial de lavanda aumenta as ondas alfa no córtex cerebral, promovendo ação sedativa e diminui as ondas beta no córtex cerebral, relacionadas ao estado de vigília (Effati-Daryani et al., 2015).

       Ø  Estudos demonstram efeitos positivos na diminuição da depressão em adultos e efeitos antiestresse em bebês (Effati-Daryani et al., 2015).


A Segurança dos Ingredientes

Ø  Nos últimos anos foi evidenciado que estamos expostos a uma grande variedade de agentes químicos classificados como disruptores endócrinos ou EDC’s (Endocrine-DisruptingChemicals)(Tefre De Renzy-Martin et al., 2014).

 

Parabenos: Agentes antimicrobianos utilizados em diversos produtos, incluindo os cosméticos. Recentemente a preocupação tem aumentado devido aos riscos associados com seus efeitos disruptores endócrinos (Kanget al., 2016).

 

Ftalatos: Compostos químicos utilizados em embalagens, como solventes e fixadores de perfumes.  Não apresentam segurança comprovada e têm sido associados com problemas de saúde em humanos e produziram efeitos disruptores endócrinos em modelos animais (Lycheet al., 2009; Crinnionet al., 2010; Al-Saleh e Elkhatib, 2015).

 

Triclosan: Agente antimicrobiano de amplo espectro comumente utilizado em cosméticos. Análises de sua estrutura química implicam a possibilidade de ter propriedades relacionadas a diversos compostos tóxicos como bifenilpoliclorados, difenil éteres polibromados, bisfenol A e dioxinas. A repetida exposição dérmica e em mucosas de produtos contendo triclosan pode levar à absorção e circulação sistêmica crônica (Allmyret al., 2008; Weiss et al., 2015).


Para conhecer mais sobre o prof. Lucas Portilho, visite o Instagram - @lucasportilhooficial

Esse artigo é exclusivo para profissionais da saúde! 
Se você não é profissional da saúde Consulte um Dermatologista! 
Diga não a Automedicação!