image

O profissional lida com inúmeras solicitações e queixas e um dos fatores associados com o sucesso do procedimento desenvolvido é a correta avaliação do tipo de pele do paciente

 Avaliação Estética

Nos últimos anos tem crescido a procura por procedimentos estéticos, isso porque A manutenção da pele com aparência jovem é fortemente desejada por uma grande parcela da população mundial (Jenkins et al., 2014).

Na prática da Dermatologia Cosmiátrica, que busca o cuidado e melhora das características estéticas da pele sadia, o profissional lida com inúmeras solicitações e queixas e um dos fatores associados com o sucesso do procedimento desenvolvido é a correta avaliação do tipo de pele do paciente e de suas características (Kede e Sabatovich, 2004).

Tipos de Pele

A pele pode ser classificada como oleosa, normal, mista, seca e sensível.

·         Pele normal: Não apresenta produção excessiva de sebo ou falta de água. Seus poros são visíveis a olho nu, é suave e firme.

·         Pele oleosa: Possui excesso de sebo devido à alta ativação das glândulas sebáceas, o que lhe confere aspecto brilhoso. Quando o excesso de gordura se associa a um processo inflamatório, origina a acne vulgaris, normalmente acompanhada de comedões e quistos sebáceos.

·         Pele mista: A zona T possui excesso de sebo, enquanto as outras regiões são normais ou apresentam tendência a secura, o que torna necessário o uso de produtos para ambos os tipos de pele.

·         Pele seca: Ocorre pela insuficiência de matérias gordas na pele, resultando em secura e erupções cutâneas, ou pela falta de água, caracterizada pelo aspecto de pergaminho. A pele seca também apresenta o típico ressecamento.

·         Pele sensível: Caracterizada pelo estado reativa, possui tendência à vermelhidão, prurido, menor grau de hidratação e espessura de pele fina.

Além da classificação da pele, é importante considerar o seu estado em determinado momento, garantindo um tratamento ideal para melhorar seu aspecto e manter sua capacidade de proteção.

Hidratação

A determinação da hidratação cutânea também é fundamental, uma vez que alterações na função barreira da pele causa distúrbios que resultam em descamação, fissuras e fragilidade da pele (Duarte, 2013).

A pele exposta à baixa umidade (<32%) é mais suscetível ao estresse mecânico e fraturas, possui baixa hidratação, apresentando-se clinicamente ressecada, e ainda há perda de água transepidermal (TEWL). Outro resultado interessante é a redução da elasticidade cutânea (Engebretsen et al., 2016).

Algumas doenças, como psoríase e dermatite atópica, também estão relacionadas com a desidratação, pois alteram a camada córnea, impossibilitando a retenção de água (Duarte, 2013).

Elasticidade Cutânea

Outra característica da pele é sua propriedade de elasticidade e plasticidade, que ocorre pela presença de queratinócitos na epiderme, além de fibras elásticas e colagénicas na derme.

Os principais fatores envolvidos nas alterações decorrentes do envelhecimento incluem redução da taxa de renovação dos fibroblastos com consequente decréscimo da quantidade de colágeno produzido por estas células (Duarte, 2013).

Como resultado, é observado um desequilíbrio estrutural, que leva a um desarranjo e fragmentação das fibras de colágeno na derme, que acaba sendo externalizado através do surgimento de rugas e flacidez (Schwartz e Park, 2012).

Esses fatores levam a alterações na estrutura e função da matriz extracelular dérmica, como o declínio do conteúdo de colágeno (Thornton, 2013).

Esse artigo é exclusivo para profissionais da saúde! 
Se você não é profissional da saúde Consulte um Dermatologista! 
Diga não a Automedicação!

Para conhecer mais sobre o prof. Lucas Portilho, visite o Instagram - @lucasportilhooficial

Referência

Jenkins G1, Wainwright LJ1, Holland R1, Barrett KE1, Casey J1. Wrinkle reduction in post-menopausal women consuming a novel oral supplement: a double-blind placebo-controlled randomized study. Int J Cosmet Sci. 2014 Feb;36(1):22-31. doi: 10.1111/ics.12087. Epub 2013 Sep 18.

Engebretsen KA1, Johansen JD1, Kezic S2, Linneberg A3,4,5, Thyssen JP1.The effect of environmental humidity and temperature on skin barrier function and dermatitis.J Eur Acad Dermatol Venereol. 2016 Feb;30(2):223-49.

M. Julie Thornton, Estrogens and aging skin, review. Dermato-Endocrinology 5:2, 264–270; April/May/June 2013.

Schwartz SR, Park J. Ingestion of BioCell Collagen(®), a novel hydrolyzed chicken sternal cartilage extract; enhanced blood microcirculation and reduced facial aging signs. Clin Interv Aging. 2012;7:267-73. doi: 10.2147/CIA.S32836. Epub 2012 Jul 27.

Yelena Malina Bach Duarte. Métodos biofísicos não invasivos para avaliação da eficácia de Cosméticos. Universidade Fernando Pessoa Faculdade de Ciências da Saúde Porto 2013.

Kede, M. P. V.; Sabatovich, O. Dermatologia Estética. São Paulo: Editora Atheneu, 2004.