Estudo premium

TACROLIMUS TÓPICO EM CRIANÇAS COM DERMATITE ATÓPICA

31 de julho de 2024

|

ICosmetologia

EFICÁCIA E SEGURANÇA COMPARÁVEIS AOS CORTICOSTERÓIDES

A dermatite atópica afeta até 25% da população pediátrica e está relacionada ao comprometimento da barreira cutânea, predispondo ao eczema e, posteriormente, à rinite alérgica e asma. Até 16% das crianças com dermatite atópica moderada a grave mostram sensibilização a alérgenos alimentares nos primeiros 2 anos de vida. Além disso, há um risco posterior de sensibilização a alérgenos inalados, o que, novamente, é um fator de risco para doenças respiratórias como asma e hiperresponsividade das vias aéreas.

Corticosteróides

Os corticosteróides tópicos, o tratamento de primeira linha, são anti-inflamatórios e aliviam os sintomas da DA, mas também afetam outras células que contribuem para a estrutura da barreira cutânea e a formação da camada lipídica. O uso a longo prazo Pode levar à atrofia da pele e até mesmo a efeitos sistêmicos, como restrição de crescimento ou função adrenal prejudicada.

Tacrolimus

Os inibidores de calcineurina tópicos, como tacrolimus, são anti-inflamatórios. Eles agem inibindo a função dos linfócitos T e células de Langerhans e suprimindo as respostas mediadas por citocinas. Eles reparam a barreira epidérmica perturbada, reduzem a incidência de erupções e não causam atrofia da pele, tornando-os adequados para o tratamento de longo prazo. Os efeitos colaterais mais comuns são prurido e sensação de queimação na pele.

 

ESTUDO

Esse estudo teve como objetivo comparar as diferenças de segurança entre tacrolimus e corticosteróides tópicos de potência leve e moderada em crianças com dermatite atópica (SALAVA; PERÄLÄ; PELKONEN; MÄKELÄ et al., 2021).

Resultados:

  • No início do estudo, não houve diferenças entre os grupos de tratamento quanto as infecções relacionadas à pele, outras infecções, parâmetros de crescimento, altura e peso, pontuações EASI, respostas à vacinação, níveis de cortisona sérica e níveis séricos de IL-4, IL-10, IL-12, IL-31 e IFN gama;
  • O escore EASI diminuiu significativamente em ambos os grupos;
  • No grupo de tacrolimus, nove pacientes (11,68%) apresentaram concentrações sanguíneas de tacrolimus detectáveis na visita de 1 semana;
  • Não observamos neoplasias ou infecções graves durante o estudo;
  • A contagem de eosinófilos no sangue foi semelhante em ambos os grupos.

Conclusão:

O tacrolimus tópico e os corticosteroides tópicos (potência leve e moderada) são seguros para uso em crianças pequenas com dermatite atópica moderada a grave e têm eficácia e perfis de segurança comparáveis.

SALAVA, A.; PERÄLÄ, M.; PELKONEN, A.; MÄKELÄ, M. et al. Safety of tacrolimus 0.03% and 0.1% ointments in young children with atopic dermatitis - a 36-month follow-up study. Clin Exp Dermatol, Nov 19 2021.

ICosmetologia 2024. Todos os direitos reservados.