
21 de maio de 2025
|
ICosmetologia
A startup AI Pathology, criada por dois dentistas paulistas, foi destaque em um competição da Escola de Saúde Pública de Harvard.
O projeto nasceu após a morte do pai de Willian Boelcke por câncer de pele, e uniu inteligência artificial e medicina com um objetivo claro: salvar vidas.
Há alguns anos, Willian trocou a carreira em economia pela odontologia, após acompanhar o pai em seu dia a dia nos hospitais. Durante sua formação e doutorado em Biologia Buco-Dental, passou a estudar formas de melhorar o diagnóstico de pacientes oncológicos.
Na época, Willian chegou a se interessar especificamente no tratamento de pacientes com lesões bucais. No entanto, o futuro lhe guardava algumas surpresas…
Seu encontro com Lucas Lacerda, especialista em Inteligência Artificial, levou à criação do Nevo, uma plataforma online inovadora. Juntos, Lucas e Willian desenvolveram ferramentas baseadas em inteligência artificial aplicada à detecção precoce de doenças, com foco inicial em câncer de pele.
A solução foi projetada para funcionar mesmo em ambientes com infraestrutura limitada, como as Unidades Básicas de Saúde.
No momento, a empresa também está desenvolvendo o Curativa, um sistema automatizado de acompanhamento pós-cirúrgico via WhatsApp, que monitora possíveis sinais de infecção.
E bem, quem trabalha com pacientes oncológicos sabe: Diagnosticar determinadas condições precocemente pode (literalmente) salvar vidas.
Acredite se quiser, mas uma série de instituições de altíssima influência já demonstraram interesse no projeto. Aqui vão algumas delas:
Nesse momento, a startup já mira o mercado americano, e seu algoritmo está prestes a ser submetido a testes da FDA, que é o equivalente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) nos Estados Unidos.
15 de maio de 2025
13 de maio de 2025
13 de maio de 2025
13 de maio de 2025
17 de abril de 2025
08 de abril de 2025
ICosmetologia 2025. Todos os direitos reservados.