Estudo premium

Peeling de Ácido Glicólico versus Peeling de Ácido Salicílico na Pigmentação Pós-Acne

16 de dezembro de 2024

|

ICosmetologia

Peeling de Ácido Glicólico versus Peeling de Ácido Salicílico na Pigmentação Pós-Acne

Peeling de Ácido Glicólico versus Peeling de Ácido Salicílico na Pigmentação Pós-Acne

 

A acne vulgar é uma doença inflamatória multifatorial causada por fatores hormonais, microbiológicos e imunológicos. Acomete várias faixas etárias, sendo os mais acometidos os adolescentes (85%), seguidos pelos indivíduos de 25 a 34 anos (8%) e de 35 a 44 anos (3%).

 

Peeling

 

O peeling químico é uma modalidade popular, relativamente barata e também apresenta boa eficácia terapêutica. É realizada no ambulatório de dermatologia no tratamento de lesões ativas de acne, hiperpigmentação pós-acne e rejuvenescimento da pele.

 

Uma ampla gama de peelings está disponível, com diferentes mecanismos de ação que podem ser modulados quando se altera as concentrações. Hoje, os agentes mais comuns usados para pigmentação pós-acne entre os alfa-hidroxiácidos (AHA) é o ácido glicólico (GA) e os beta-hidroxiácidos (BHA) é o ácido salicílico (RAVIKUMAR; R; PILLAI, 2022).

 

 

ESTUDO

Este estudo teve como objetivo comparar a eficácia dos peelings de alfa e beta hidroxiácidos no tratamento da pigmentação pós-acne (RAVIKUMAR; R; PILLAI, 2022).

 

Resultados:

 

ü  A média de idade da população estudada foi de 21±2,29 anos. Dos 40 pacientes, 24 eram do sexo feminino e 16 do sexo masculino;

ü  Os grupos de peeling GA e SA apresentaram melhora significativa desde o primeiro acompanhamento no estudo. No entanto, o peeling GA apresentou maior porcentagem de redução da pigmentação pós-acne do que o peeling SA em todos os quatro acompanhamentos;

ü  No grupo de peeling GA, observou-se uma redução >75% na pigmentação pós-acne em 45% dos pacientes. Enquanto no grupo de peeling SA, nenhum dos pacientes obteve redução >75% da afecção;

ü  A comparação pareada entre os dois grupos foi estatisticamente expressiva (P<0,0001).

 

Conclusão:

 

Os resultados sugerem que o peeling GA foi mais eficaz que o peeling SA na melhora da pigmentação pós-acne.

 

 

RAVIKUMAR, B.; R, I.; PILLAI, D. Efficacy of Alpha and Beta Hydroxy Acid Chemical Peels in Postacne Pigmentation: A Double Blinded, Randomized, Controlled Trial. J Clin Aesthet Dermatol, 15, n. 1, p. 48-52, Jan 2022.

 

ICosmetologia 2024. Todos os direitos reservados.