08 de maio de 2024
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ICosmetologia
O setor de higiene e beleza está mais on do que nunca. É o que aponta o balanço da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). As informações são do Valor Econômico.
Com US$ 133,5 milhões (cerca de R$ 666,2 milhões) exportados nos dois primeiros meses do ano, o total apresentou um avanço de 7,7% em comparação com o mesmo período de 2023.
As importações também cresceram, mas em um ritmo menos acelerado, 3,8%, totalizando US$ 128,5 milhões (cerca de R$ 641,3 milhões). Com isso, a balança comercial fechou em US$ 5 milhões (cerca de R$ 24,9 milhões) de saldo positivo.
Apesar de positivos, os resultados ficaram abaixo do esperado, segundo a Abihpec. De acordo com a associação, as quedas de 25,5% nas exportações para a Argentina impactaram o desempenho do setor.
Para o resto do ano, a expectativa é que os valores sigam crescendo, mas não descolem tanto do registrado em 2023. Os principais destinos dos produtos seguirão sendo a América Latina e Europa, mas com menor protagonismo da última.
Os cremes para pele, sabonetes e produtos para cabelos são os itens mais exportados pela indústria nacional.
Se os resultados foram positivos, mas ficaram abaixo das expectativas no primeiro bimestre, 2023 foi recorde. As exportações do setor de higiene e beleza chegaram a US$ 911,2 milhões (cerca de R$ 4,5 bilhões) no ano passado.
O valor aponta um crescimento de 17,4% ante o registrado em 2022.
Outro indicador que chamou a atenção foi a balança comercial, que fechou um superávit 130,2% maior do que no ano anterior, totalizando US$ 80,8 milhões (cerca de R$ 403,2 milhões).
FONTE: Panorama Farmacêutico
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