Estudo premium

Creme de Aveia Coloidal no Eczema das Mãos

01 de novembro de 2024

|

ICosmetologia

Creme de Aveia Coloidal no Eczema das Mãos

O eczema das mãos (EH) é uma doença de pele muito comum e disseminada, com prevalência de 1 ano de 10% na população em geral. Os sinais e sintomas clínicos de EH incluem eritema, edema, vesiculação / bolhas, hiperceratose, fissuração, prurido e dor. Em uma população vulnerável, a exposição frequente e repetida da pele a irritantes induzindo danos às células epidérmicas e removendo lipídios epidérmicos do estrato córneo resulta em uma interrupção da função de barreira da pele. A função de barreira da pele prejudicada aumenta o risco de a penetração de irritantes através da pele e induz reações imunológicas e inflamatórias locais. Aumento da liberação de mediadores e citocinas como fator de necrose tumoral-a (TNF-a), interleucina (IL) -1, IL-6, IL-2, IL-8, interferon-c (IFN-c) e monócitos de granulócitos.

 

Aveia Coloidal

A aveia coloidal é um produto natural derivado do grão inteiro descascado. Possui excelente histórico de segurança e é aprovado pelo FDA (US Food and Drug Administration) como um protetor de pele. A aveia possui potentes propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os ingredientes ativos da aveia consistem em polissacarídeos, proteínas, lipídios, saponinas, enzimas, flavonóides, vitaminas e avenantramidas. As avenantramidas são compostos fenólicos presentes na aveia que medeiam sua atividade anti-inflamatória, diminuem a ativação da via do fator nuclear kappa B (NF-kappa B) nos queratinócitos e diminuem a secreção de citocinas pró-inflamatórias e histamina, que são mecanismos-chaves bem conhecidos na fisiopatologia das dermatoses.

 

ESTUDO

Esse estudo teve como objetivo avaliar os benefícios clínicos de uma creme contendo aveia no gerenciamento do Eczema de mãos irritante crônico (SOBHAN; HOJATI; VAFAIE; AHMADIMOGHADDAM et al., 2020).

 

Resultados:

  • Cinquenta indivíduos, 26 no grupo 1 e 24 no grupo 2, completaram o curso do estudo;
  • Os resultados indicaram uma diminuição relativamente comparável nas pontuações médias de HESI e VAS em ambos os grupos no final da semana 2, porém, até o final do estudo, não houve retorno dos sintomas às condições basais no grupo de intervenção, enquanto o que houve foi um retorno significativo dos sintomas às condições basais no grupo de controle (valor de p <0,001 em ambas as condições);
  • Além disso, uma melhora perceptível na pontuação DLQI foi observada no grupo de intervenção em comparação com o grupo de controle (valor de p <0,001).

 

Conclusão:

Os resultados demonstram que a aveia coloidal, um produto natural com propriedades comprovadas na proteção da barreira da pele, hidratação, ação anti-inflamatória e calmante, pode ter efeitos benéficos sobre os sintomas de gravidade do eczema em pacientes com EM irritante crônico.

 

SOBHAN, M.; HOJATI, M.; VAFAIE, S.-Y.; AHMADIMOGHADDAM, D. et al. The Efficacy of Colloidal Oatmeal Cream 1% as Add-on Therapy in the Management of Chronic Irritant Hand Eczema: A Double-Blind Study. Clinical, cosmetic and investigational dermatology, 13, p. 241-251, 2020.

ICosmetologia 2024. Todos os direitos reservados.