22 de outubro de 2021
|
ICosmetologia
Você já
ouviu falar do termo “Maskne”? A expressão é referente ao surgimento de doenças
de pele como a acne devido ao uso frequente de máscaras durante a pandemia.
Sabemos
que um dos maiores problemas estéticos presente na vida de milhões de
indivíduos é a acne. É muito comum que afecções estéticas possam causar perda
de autoestima, visão distorcida de sua imagem, distanciamento social, entre
outras consequências. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia
(SBD), a acne pode estar presente em cerca de 80 a 85% da população, com início
normalmente na puberdade. Este é um tipo de
doença inflamatória crônica da pele, comum no folículo piloso e na glândula
sebácea.
A aparição
da acne normalmente é encontrada na face, tórax e dorso e sua manifestação
nestas áreas pode ocorrer como comedão fechado e aberto, cistos e nódulos. Sua
avaliação é medida em graus que vai de I (leve) até V (grave). As causas do
acometimento da acne em sua maioria estão ligadas a questões hormonais, mas
também podem estar relacionadas a fatores genéticos, períodos menstruais,
alimentação, uso de medicamentos e cosméticos.
Com o aumento de estresse e uso excessivo de máscaras faciais durante o cenário da COVID-19, a procura por soluções que combatem a acne cresceu consideravelmente. Embora mais comum entre os consumidores jovens, a presença de acne é generalizada e foi exacerbada durante a pandemia. No Brasil, 35% de adultos já tiveram alguma experiência com acne nos últimos 12 meses, de acordo com pesquisa feita pelo Mintel.
Tendências de skin care para o combate à acne
O fenômeno da maskne gerou impactos na demanda de produtos de skin
care e tem grande influência nas tendências do setor para o próximo ano.
Confira algumas delas:
Conscientização sobre
os produtos
O grande
foco na procura de produtos antiacne, de acordo com os consumidores, são
fórmulas que proporcionem resultados rápidos e visíveis. Mas, um grande
problema encontrado por eles é a falta de conhecimento sobre este tipo de
produto.
Temos
visto que algumas marcas usam seus canais para colaborar na educação dos
consumidores sobre a ciência por trás das reivindicações e fornecer
experiências reais ao usuário do produto. Esta é uma oportunidade para produção
de conteúdos relevantes e geração de maior autonomia para o público na hora de
realizar um tratamento para a pele.
Produtos body care
É possível
observar uma grande procura por produtos antiacne no setor de body care
para o tratamento de cicatrizes e manchas de acne no corpo. Esta é uma
tendência que pode ser explorada no setor, uma vez que já foi comprovada a
diferença entre produtos faciais e corporais e os consumidores estão buscando
tratamentos cada vez mais especializados.
Hidratação
para peles acneicas
É comum
que pessoas com pele oleosa tenham propensão à acne, entretanto, tratamentos
severos e limpezas exageradas podem gerar o famoso efeito rebote, ou
seja, a pele ressecada acaba produzindo uma quantidade maior de óleos como um
mecanismo de defesa natural.
Para
evitar que isso ocorra, é importante manter a pele hidratada com hidratantes
especializados que controlam a oleosidade sem desidratá-la. Esta é uma grande
tendência, e de acordo com Mintel, houve um crescimento de 7% no setor de
hidratação para peles acneicas nos últimos anos.
Produtos
com ingredientes naturais
Outra
grande tendência são as soluções no combate à acne que apresentam ingredientes
naturais para melhora do microbioma da pele e fortalecimento da barreira
cutânea. O foco está nos produtos pré e probióticos, que ainda são uma novidade
no mercado, mas já mostram um elevado crescimento.
As marcas
que utilizam estes componentes em suas fórmulas fornecem informações detalhadas
em seus canais, comprovando sua solução segura no tratamento de acne através da melhoria da microbiota da
pele e diminuição da proliferação de bactérias causadoras de doenças de pele.
Produtos
multifuncionais
Rotinas de skin
care muito longas e com diversos tipos de produtos é algo que está ficando
para trás. Os consumidores atuais buscam cuidados rápidos e se preocupam com a
sustentabilidade, desperdício e excesso de embalagens utilizadas.
Neste
contexto, há maior espaço para os produtos multifuncionais que otimizam o
processo, como por exemplo, protetor solar com solução anti-acne, maquiagem
efeito matte e/ou anti-oleosidade, produtos anti-agings para peles
oleosas, entre outros.
Proteção diária
da pele em todos os setores
Com o crescente número de pessoas que possuem
problemas com acne, há oportunidade de impulsionar o interesse pela proteção
diária da pele em mercados onde ela é negligenciada, como por exemplo, produtos
de limpeza que possam ser causadores de acne.
Como estar alinhado a
estas tendências?
Este
aumento da procura por produtos antiacne impulsionado pela pandemia está
gerando muitas oportunidades para produtores cosméticos, porém é importante que
eles estejam preparados para oferecer soluções que atendam às necessidades de
seus consumidores e resolvam suas dores. Além disso, ajudar os clientes a
entender o papel que o microbioma e a barreira da pele desempenham na redução
da acne é uma excelente estratégica para contribuir com a conscientização sobre
o tema.
No setor
de novas soluções, fórmulas multifuncionais ganham destaque, solucionando
tendências como sustentabilidade, facilidades e economia.
· Ajidew ZN 100 ®: Derivado do ácido glutâmico, possui ação seborreguladora, reduz poros e brilho na pele. Efetivo contra o Propionibacterium acnes, promotor da acne. Ação antienvelhecimento, inibindo MMP’s e estimulando a síntese de colágeno, reduzindo rugas, linhas ?nas e aumentando a ?rmeza da pele. O produto reduz o dano induzido pela radiação UVA e melhora a proteção celular contra os danos da radiação UVB. Adicionalmente, potencializa a ação da vitamina C e a e?cácia de conservantes. Pode ser aplicado em cremes, loções, protetores FPS, sabonetes faciais etc.
· FRIGIDYL ®: Ativo de efeito cooling, potencializa a refrescância para pele acneica em associação com Ajidew ZN 100.
· Olivem 1000 ®: É um auto-emulsionate formador de cristais líquidos, muito versátil, promove sensorial agradável devido a sua compatibilidade química com a composição lipídica da superfície da pele. Possui origem vegetal por ser derivado da Oliva, biodegradável, não irrita a pele, promove alta hidratação e possui efeito protetor sobre a barreira cutânea. Suas principais aplicações são cremes diurnos e noturnos faciais/corporais, filtros solares e produtos para pele sensível.
· Eurol BT: É um ativo multifuncional eliminador de radicais livres derivado da Oliveira rico em oleoeuropeínas, composto polifenólico responsável pela ação antioxidante e anti-inflamatória. O ativo possui testes de eficácia anti-acne e anti-microbiano, sendo um grande aliado em formulações skin care.
· Farmal CS 3400 ®: É um amido regular bio-based responsável por controlar a oleosidade, promovendo efeito mate sem deixar a pele ressecada. É ideal para ser utilizado em produtos cosméticos como agente de viscosidade e como veículo, conferindo atributos físicos e sensoriais.
· Veegum Ultra®: Modificador reológico e estabilizante derivado de argila mineral. Promove viscosidade e suspensão, além do efeito absorvente de oleosidade e remineralizante. Pode ser utilizado em diversas formulações para a prevenção e tratamento da acne.
· Hallstar
Octyl Isonanoate®: É o produto da reação do
ácido isononanóico e 2-etilhexanol. É usado como um emoliente no cuidado da
pele e cabelos. Sua natureza ramificada confere uma baixa viscosidade e baixo
ponto de congelamento, o que o torna útil para reduzir a pegajosidade de óleos
mais pesados ??e, assim, melhorar a sensação do produto acabado, tornando-o
mais macio, mais seco e menos oleoso. É ideal em formulações skin care.
· Softsphere HM Blue Salicylic Acid® e Softspheres
Activated Charcoal®: Esferas produzidas a
partir de cera sintética, encapsulando ativos que rompem em contato com a pele que possuem várias propriedades benéficas. Ambas as
esferas recheadas da linha Softspheres podem ser utilizadas para linha skin
care e contém ácido salicílico e carvão ativado respectivamente, trazendo
multi-funcionalidades no controle e prevenção da pele acneica.
Quer saber mais informações sobre as
soluções? Entre em contato com personalcare@gtmchemicals.com
Artigo elaborado por Mônica Antunes Batistela e Luíza Torquato do Marketing Técnico da quantiQ.
Para
mais informações, visite www.quantiq.com.br
04 de novembro de 2024
01 de novembro de 2024
28 de outubro de 2024
24 de outubro de 2024
23 de outubro de 2024
21 de outubro de 2024
ICosmetologia 2024. Todos os direitos reservados.