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Beleza liderada por ingredientes: inovação em beleza e cuidados pessoais em fragrâncias botânicas

03 de janeiro de 2023

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ICosmetologia

Beleza liderada por ingredientes: inovação em beleza e cuidados pessoais em fragrâncias botânicas

A pandemia do COVID-19 acelerou o crescente interesse do consumidor em produtos de beleza baseados em ingredientes. 

Impulsionado por “skintellectuals”, esse foco nos ingredientes está diretamente ligado à evolução das reivindicações naturais, bem-estar e tendências de autocuidado que incentivam os consumidores a experimentar novas rotinas e melhorar seus estados mental e físico.

O posicionamento botânico ressoa bem com a demanda do consumidor por bem-estar e segurança

Nos anos mais recentes, os consumidores estão mais atentos às formulações de ingredientes. A Pesquisa de Beleza da Euromonitor International descobriu que, em 2022, 19% dos entrevistados globais foram influenciados pela formulação de ingredientes ao comprar produtos para a pele (acima de 17% em 2021). Maior interesse na formulação de ingredientes também foi encontrado em cosméticos coloridos em 2022, em relação a 2021. Um fator contribuinte é a frequência de recalls, ações judiciais e descontinuações de alto nível que destacam ingredientes específicos em todas as categorias, principalmente cuidados com os cabelos (como Unilever e Procter & Gamble de xampus secos em 2021 e 2022 e o processo da DevaCurl alegando perda de cabelo), protetores solares (como os recalls de Neutrogena da Johnson & Johnson Inc em 2022) e banho e chuveiro(descontinuação do pó de talco pela Johnson & Johnson Inc ). A maior adoção pelo consumidor nos últimos anos de aplicativos de verificação de ingredientes, como Yuka, Think Dirty, EWG Healthy Living, também indica a crescente tração do hiperfoco em ingredientes entre os consumidores.

Os consumidores de beleza estão associando ativamente ingredientes botânicos com segurança, eficácia e bem-estar – o que resultou em algumas reformulações de alto nível. A marca de cuidados com a pele Plant Apothecary relançou toda a sua oferta para se concentrar em ingredientes à base de plantas, como edelweiss, amora e melancia. A atividade comercial recente está centrada em marcas que têm um posicionamento liderado por ingredientes. A aquisição da L’Oréal Groupe da Youth to the People (conhecida por seus ingredientes de superalimentos), a aquisição da Paula’s Choice pela Unilever (conhecida por sua herança dermocosmética e acessibilidade de preços nos níveis premium) e a eventual propriedade da Deciem Beauty Group, com sede no Canadá ( proprietária da pioneira “skinimalistic” The Ordinary) da The Estée Lauder Companies são alguns exemplos de como a beleza baseada em ingredientes se tornou atraente. Os cuidados com o sol estão se tornando cada vez mais sofisticados, como é evidente nos produtos de tendência que visam a saúde geral da pele, como o sérum facial antienvelhecimento bronzeador sem sol da Coola, que contém óleo de argan, vitamina C e ácido hialurônico. À medida que os millennials entusiastas da beleza e os consumidores da Geração Z envelhecem e se tornam novos pais, há uma clara demanda por marcas de bebês para oferecer a mesma variedade de ingredientes e reivindicações que os pais estão acostumados em seus próprios regimes de beleza.

A saúde da pele e do couro cabeludo sublinha o desejo crescente de formulações “skinified”

À medida que um número crescente de consumidores vê o couro cabeludo como uma extensão da pele, os profissionais de cuidados com os cabelos continuam a responder por meio de formulações mais sofisticadas. A DevaCurl incorporou água micelar, que normalmente é encontrada em produtos de limpeza facial para remoção de maquiagem, em seu Sérum de Limpeza Buildup Buster para se alinhar mais estreitamente com a ligação entre a saúde da pele e a saúde do couro cabeludo. Um efeito semelhante é encontrado nos cuidados pessoais, nos quais a marca de desodorantes Secret lançou um novo antitranspirante que apresenta ingredientes de cuidados com a pele projetados para condicionar a pele e prevenir sinais de irritação nas axilas.

A busca por benefícios para a pele em produtos que não são de cuidados com a pele está em andamento, adicionando um elemento de novidade a categorias bem estabelecidas. Bases com argila amazônica, corretivos com óleos nutritivos de coco e batons hidratantes e óleos labiais atendem à demanda por cosméticos coloridos que vão além de cobrir ou esconder problemas de pele. As tendências de “skinificação” estão resultando em novos formatos de entrega. Pioneira em fragrâncias sólidas na Malásia, a marca independente Analogue Apotik foi desenvolvida para oferecer benefícios de cuidados com a pele em uma fragrância, mas sem o efeito de ressecamento que vem das fórmulas à base de álcool.

Ingredientes funcionais geram novo posicionamento que amplia benefícios de bem-estar

A prioridade crescente de saúde e bem-estar está incentivando os consumidores a explorar ingredientes específicos derivados da Medicina Tradicional Chinesa e Ayurveda, abrindo uma categoria nascente, mas crescente, de fragrâncias funcionais.

As fragrâncias funcionais incluem ingredientes que fornecem benefícios que vão desde aumentar, ativar ou acalmar o humor, e destinam-se a utilizar propriedades terapêuticas para tratar de problemas de bem-estar emocional, como falta de sono ou estresse. Os fabricantes de fragrâncias estão investindo pesadamente em pesquisas para estudar a ligação entre o sistema olfativo e as mudanças fisiológicas. Por exemplo, a Sacheerome, uma empresa indiana de fragrâncias e sabores, fez parceria com universidades para pesquisar os benefícios funcionais dos ingredientes ayurvédicos, alguns dos quais incluem moringa, brahmi (centavo indiano) e kalonji (semente preta).

No World Perfumery Congress 2022, a Sacheerome, com sede na Índia, apresenta ingredientes da Ayurveda, uma ciência de 3.000 anos que trata doenças físicas e fornece benefícios terapêuticos por meio de produtos nos espaços de beleza e cuidados com a casa.

Associação entre segurança de ingredientes e bem-estar fortalece pós-pandemia

A demanda por fragrâncias com benefícios higiênicos (como propriedades antimicrobianas e antioxidantes), acelerada pela percepção renovada de segurança dos consumidores devido à pandemia, permaneceu alta, influenciada pela maior demanda por bem-estar emocional. Ingredientes de fragrâncias populares, como baunilha, óleo de tea tree, tomilho e alecrim, já são conhecidos por terem benefícios antimicrobianos e antioxidantes, mas os participantes da indústria estão realizando mais pesquisas para estudar a relação entre o ingrediente e a função aprimorada do corpo.

À medida que a pandemia se torna mais administrável e o mundo retoma algum nível de normalidade, o apetite do consumidor pela segurança dos ingredientes não mostra sinais de enfraquecimento, tendo ganhado força tanto em beleza premium quanto em massa e cuidados pessoais.

Fonte: Euromonitor Internacional

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