Estudo premium

ADAPALENO DEMONSTRA EFICÁCIA COMPARÁVEL A TRETINOÍNA NA MELHORA DO FOTOENVELHECIMENTO

29 de julho de 2024

|

ICosmetologia

OPÇÃO SEGURA E EFICAZ PARA O TRATAMENTO DO FOTOENVELHECIMENTO LEVE OU MODERADO

O fotoenvelhecimento cutâneo é o envelhecimento prematuro da pele, causado pela exposição crônica à radiação solar. Além de fatores intrínsecos e cronológicos, faz parte de um complexo processo biológico. A extensão dos danos causados ??à pele pela luz solar é determinada pela radiação à qual uma pessoa é exposta ao longo da vida, afetando predominantemente pessoas com pele clara. Em estágios avançados de exposição, o fotoenvelhecimento da pele pode levar à ceratose actínica (CA) e ao desenvolvimento de câncer de pele.

ESTUDO

Um estudo multicêntrico, randomizado, cego e comparativo comparativo de grupos paralelos teve como objetivo avaliar se o gel de adapaleno não é inferior ao creme de tretinoína no tratamento para pele fotoenvelhecida (BEGATIN et al., 2018),

Resultados:

  • A comparação da eficácia clínica mostrou que os dois tratamentos não diferiram significativamente em relação à avaliação clínica dos seguintes critérios: fotoenvelhecimento cutâneo global, rugas periorbitais, efélides/melanose, rugas na testa e ceratose actínica.

Conclusão:

Os resultados do estudo demonstraram que o gel de adapaleno apresentou eficácia não inferior à tretinoína creme como tratamento para pele fotoenvelhecida, com perfil de segurança semelhante. O gel de adapaleno pode, portanto, ser considerado uma opção segura e eficaz para o tratamento do fotoenvelhecimento leve ou moderado.

 

Bagatin et al. Comparable efficacy of adapalene 0.3% gel and tretinoin 0.05% cream as treatment for cutaneous photoaging. Eur J Dermatol . 2018 Jun 1;28(3):343-350. doi: 10.1684/ejd.2018.3320.

ICosmetologia 2024. Todos os direitos reservados.