Estudo premium

17a-estradiol e Minoxidil na Alopecia Padrão Feminino

15 de agosto de 2024

|

ICosmetologia

17a-estradiol e Minoxidil na Alopecia Padrão Feminino

A alopecia androgenética (AGA), é uma doença relativamente comum em adultos com mais de 40 anos de idade. Embora a AGA em si não cause problemas graves de saúde, pode causar problemas pessoais, sociais e profissionais, os quais podem afetar a qualidade de vida. Assim, a AGA não deve ser considerada simplesmente como uma doença isolada e os tratamentos devem ser abrangentes.

 

Alopecia Feminina

A miniaturização dos folículos capilares e as mudanças na dinâmica do ciclo capilar são elementos cruciais da patogênese da alopecia. Ao contrário da queda de cabelo de padrão masculino, a queda de cabelo de padrão feminino (FPHL) é caracterizada por miniaturização progressiva dos folículos pilosos e diminuição da densidade capilar principalmente na região centro-parietal do couro cabeludo. Vários tratamentos têm sido utilizados para AGA. As terapias médicas comumente utilizadas, além da solução tópica de minoxidil, são acetato de ciproterona, espironolactona e flutamida, finasterida, 17a-estradiol tópico, suplementos minerais e análogos de prostaglandinas, bem como terapia cirúrgica e fototerapia.

No entanto, as terapias combinadas são frequentemente preferidas em ambientes clínicos, uma vez que se espera que produzam resultados de tratamento superiores em comparação com regimes de agente único. Assim, o objetivo do presente estudo foi determinar a eficácia de uma terapia combinada comumente usada que consiste em 17a-estradiol tópico e minoxidil a em pacientes coreanos com FPHL.

ESTUDO

O objetivo deste estudo publicado no periódico Annals of Dermatology foi avaliar a terapia combinada, consistindo de 17a-estradiol e minoxidil, em mulheres com alopecia.

Resultados:

  • A contagem total de fios e o diâmetro dos mesmos aumentou após seis meses de tratamento em comparação à linha de base (p < 0,001);
  • A avaliação fotográfica revelou melhora significativa, suportando a eficácia terapêutica.

 

Conclusão:

A terapia combinada com 17a-estradiol e minoxidil pode ser uma opção para o tratamento da queda de cabelo de padrão feminino.

 

Choe SJ, Lee S, Choi J, Lee WS. Therapeutic Efficacy of a Combination Therapy of Topical 17a-Estradiol and Topical Minoxidil on Female Pattern Hair Loss: A Noncomparative, Retrospective Evaluation. Ann Dermatol. 2017 Jun;29(3):276-282. doi: 10.5021/ad.2017.29.3.276. Epub 2017 May 11. PMID: 28566902; PMCID: PMC5438932.

ICosmetologia 2024. Todos os direitos reservados.