image

Skincare masculino: Tendências de beleza para 2022

Foi-se o tempo em que a masculinidade impedia os homens de se cuidarem.

A prova disso é que o mercado de beleza masculina obteve um crescimento significativo nos últimos anos, principalmente entre 2020 a 2021, quando os produtos relacionados a skincare foram tendência entre o público masculino e as linhas para os cuidados com a barba e pele foram as grandes protagonistas.

Essa transformação foi impulsionada pelas mudanças de hábitos, principalmente no mundo pandêmico em que as reuniões online se tornaram mais frequentes, assim como o uso da luz azul (telas de celulares, tablets e computadores), entre outros, que são os grandes causadores da perda de elasticidade e tônus da pele, envelhecimento precoce e o aparecimento de rugas, manchas e linhas de expressão.

As mudanças de prioridade e uma nova visão na relação entre masculinidade e beleza este ano, farão com que o público masculino intensifique mais do que nunca sua rotina de cuidados com a pele e os fios (cabelos e barba). Dessa forma, levantando as tendências  de Beleza sem gênero e simplificação do skincare, com produtos especialmente idealizados para eles.

“Com o passar do tempo,  principalmente durante o isolamento social, o desejo por uma aparência mais saudável entre os homens, fez com que tratamentos e procedimentos estéticos especializados para esse público fossem mais explorados. Além disso, na pandemia descobrimos o prazer de nos cuidarmos e como esse momento do skincare, por exemplo, reflete muito além do corpo, serve como um momento de descompressão para a mente”, explica dermatologista Amilton Macedo, que atua na área de medicina preventiva há mais de 28 anos.

Com esse crescente interesse, prevê-se que o setor da beleza masculina continue em ascensão em 2022, com novos produtos, fórmulas e texturas pensadas para a rotina do homem.

“A aplicação de toxina botulínica, por exemplo, foi uma grande febre no Reino Unido entre os homens e irá continuar. Muito mais do que corrigir marcas de expressão, a toxina chega como prevenção do envelhecimento cutâneo para os homens também. Outra tendência serão os produtos anti-poluição voltados para o detox da cútis, já que a pele masculina tende a ser mais oleosa e sofre com cravos e espinhas. Os procedimentos estéticos, mas principalmente os minimamente invasivos, como o ultrassom micro e macro focado, e o lasers de Erbium Yag, também irão continuar em alta entre os homens. Isso porque, esses procedimentos não deixam nenhuma marca na pele e ao sair do consultório a pessoa pode realizar suas atividades normalmente. Além disso, o protetor solar, um dos produtos que sempre será tendência, entrará com uma multifuncionalidade,  protegendo a pele contra os raios UVA e UVB, e hidratando”, conta o pontua Amilton Macedo.

As tendência de autocuidado, chegam até os fios também, pois cuidar não é somente lavar e cortar o cabelo de vez em quando. Pelo couro cabeludo do homem apresentar camadas mais espessas e menos porosas, com fios mais grossos e oleosos, exige um tratamento diferenciado. Pensando nisso, o mercado de beleza está investindo cada vez mais em produtos e novidades para o gênero.

“Nos últimos anos a busca por tratamentos mais naturais para os cabelos e o uso de ingredientes, como óleos e extratos vegetais foram os grandes protagonistas e em 2022, não será diferente. Além disso, continuarão em alta os produtos multifuncionais, que possuem uma fórmula prática, permitindo resolver várias condições dos fios de uma única vez, evitando a compra de diversos produtos que na maioria das vezes não são utilizados por completo, assim como diminuem a quantidade de embalagens. A tendência é a conscientização não só pela qualidade do produto que será utilizado, mas pelo impacto deste no meio ambiente.”, explica Jamar Tejada, farmacêutico naturopata e fundador da Che Figo, marca de produtos naturais, veganos e sustentáveis para os homens.

Segundo os especialistas, as tendências chegam para ajudar a otimizar a rotina de cuidados e potencializar a busca pela pele e fios mais saudáveis. “A praticidade e versatilidade é o que buscamos quando adquirimos um produto, principalmente os homens, que não são tão acostumados com uma rotina de cuidados, por isso aqui menos é mais! Os homens podem apostar, por exemplo, no bálsamo à base de vitaminas do Complexo B (B3 e B6) e Dipotassium Glycyrrhizinate (DPG) que é o principal ativo  extraído das raízes do Alcaçuz que formam um complexo anti inflamatório natural, hidratante, energizante e ativador do metabolismo celular, podendo ser aplicado no rosto, cabelos e barba, protegendo-os das altas temperaturas e aumentando a hidratação e a umectação da pele e dos fios.  Já para proteção, vale  o combo com ativos de proteção solar com substâncias antioxidantes que combatem as manchas, acnes e envelhecimento cutâneo.”, explica o farmacêutico.