image

Sepiwhite® nano no clareamento de manchas

Olha que estudo interessante que trago hoje. Pesquisadores do departamento de farmácia de uma Universidade no Irã realizaram um estudo muito interessante avaliando a forma nanoencapsulada de um ativo bem conhecido em nosso mercado, o Undecylenoyl Phenylalanine, mais conhecido como Sepiwhite®.


Neste estudo, uma formulação de Sepiwhite foi preparada utilizando a tecnologia de Nanopartículas lipídicas sólidas (SEPI-SLN) e foi comparada ao creme convencional contendo Sepiwhite (SEPI-CREAM). Além disso, a atividade anti-tirosinase do Sepiwhite também foi avaliada.


Resultados: O experimento de permeação in vitro revelou uma permeação cutânea aumentada da versão encapsulada. Os resultados também mostraram que o Sepiwhite pode interromper a melanogênese através da inibição da enzima tirosinase.

Os autores concluíram é possível fazer um potente ativo clareador através da associação de Nanopartículas lipídicas sólidas como nanocarreador em conjunto com o Sepiwhite.


Vale a pena a leitura e esse artigo nos abre uma séria de cenários e hipóteses de como usar os ativos clareadores.


Eu sempre ensino em minhas aulas a localização dos melanócitos, que apesar de estarem próximos, ou seja, na camada basal, ainda assim é um desafio entregar os ativos, pois a barreira cutânea fará tudo para dificultar esse processo de permeação.


Abraços!

Lucas Portilho