image

Minoxidil Base ou Sulfato: Qual prescrever?

A busca por tratamentos eficazes contra a alopecia androgenética (AGA) tem sido uma jornada contínua na dermatologia. Um nome que se destaca nessa busca é o Minoxidil, uma droga inicialmente usada para tratar a hipertensão, mas que ganhou fama por seu efeito colateral interessante: o crescimento capilar. Neste artigo, quero demonstrar por que o Minoxidil base deve ser a escolha para ser utilizado topicamente e como o Minoxidil Sulfato pode ser uma alternativa promissora em técnicas de drug delivery. Além disso, abordaremos o papel da Tretinoína em potencializar a eficácia do Minoxidil.

Minoxidil Base: A Escolha Preferencial para Uso Tópico

O Minoxidil base, em sua forma original, é amplamente prescrito para o tratamento tópico da AGA, tanto em homens quanto em mulheres. Este medicamento age dilatando os vasos sanguíneos no couro cabeludo, o que melhora a função do folículo capilar e estimula o crescimento do cabelo. Uma vantagem significativa do Minoxidil base é a sua capacidade de penetração transcutânea, facilitando a absorção pelo couro cabeludo e reduzindo potenciais irritações, além de ser uma forma mais estável que a droga em sua forma sulfato.

Minoxidil Sulfato e Técnicas de Drug Delivery

Por outro lado, o Minoxidil Sulfato (MXS), um metabólito ativo do Minoxidil, demonstrou ser mais eficaz em estudos in vitro. Contudo, sua maior massa molecular e instabilidade em soluções aquosas representam desafios para o uso tópico convencional. Aqui entra o potencial das técnicas de drug delivery, como a microagulhamento ou a iontoforese. Estas técnicas podem facilitar a entrega transcutânea de MXS, permitindo que a droga alcance as camadas mais profundas da pele e atue mais eficazmente no folículo capilar.

A forma sulfato por ter dificuldade na penetração se torna mais inteligente utiliza-la na técnica de drug delivery, enquanto a sua forma base permeia mais facilmente.

Tretinoína: Potencializando a Eficácia do Minoxidil

Além do Minoxidil, outro agente tem ganhado atenção por sua capacidade de potencializar os efeitos do tratamento: a tretinoína. Este composto, conhecido por seu uso no tratamento de acne, fotoenvelhecimento, melasma e demais disfunções dermatológicas tem mostrado a capacidade de aumentar a eficácia do Minoxidil.

A tretinoína pode melhorar a penetração do Minoxidil através do estrato córneo devido sua capacidade de redução da hiperqueratinização e aumentar a proliferação celular no couro cabeludo por apresentar potencial anabólico. Esta combinação pode resultar em uma resposta terapêutica mais robusta e rápida no tratamento da AGA.

Além disso uma publicação de Sharma A et. Al (2019), demonstra que o Minoxidil base para ser convertido em sua forma ativa precisa ser convertido para Minoxidil Sulfato, para exercer seus efeitos estimulantes no crescimento capilar. Esta conversão é catalisada pela enzima sulfotransferase no couro cabeludo. Os autores demonstram em sua recente publicação que a Tretinoína pode melhorar a eficácia do Minoxidil através do aumento da atividade enzimática da sulfotransferase.

Conclusão:

O tratamento da AGA continua a ser um campo de pesquisa ativa e em evolução. Enquanto o Minoxidil base permanece a escolha principal para uso tópico, inovações em técnicas de drug delivery estão abrindo caminho para o uso mais eficaz do Minoxidil Sulfato. Além disso, a adição da tretinoína ao regime de tratamento pode oferecer um método promissor para aumentar a eficácia do Minoxidil. À medida que a ciência avança, novas abordagens e combinações de tratamento continuarão a surgir, oferecendo esperança renovada para aqueles que enfrentam a AGA.

 

 

 Sugestão de Formulação para Alopecia Androgenética:

Minoxidil Base 5%

Tretinoína 0,01%

TrichoSol™ qsp 100 mL

 

Posologia: Aplicar nas áreas afetadas 1 vez ao dia.

 A aplicação de Minoxidil Base a 5% em associação com tretinoína a 0,01%, 1 vez ao dia, demonstrou resultados equivalentes a aplicação de Minoxidil isoladamente, 2 vezes ao dia, no tratamento da alopecia androgenética em homens.

Esse material é destinado a profissionais da saúde. A sugestão de fórmula acima é de uso exclusivo para prescrição médica. Consulte seu médico.

 

Você já pensou em se tornar um especialista no tratamento e gerenciamento de doenças capilares e atuar no ramo da tricologia?

Venha conhecer nossos cursos de especialização lato sensu e nossos cursos livres.

 

REFERÊNCIAS:

Sharma A, Goren A, Dhurat R, Agrawal S, Sinclair R, Trüeb RM, Vañó-Galván S, Chen G, Tan Y, Kovacevic M, Situm M, McCoy J. Tretinoin enhances minoxidil response in androgenetic alopecia patients by upregulating follicular sulfotransferase enzymes. Dermatol Ther. 2019 May;32(3):e12915. doi: 10.1111/dth.12915. Epub 2019 Apr 23. PMID: 30974011.

Dias PCR, Miot HA, Trüeb RM, Ramos PM. Use of Minoxidil Sulfate versus Minoxidil Base in Androgenetic Alopecia Treatment: Friend or Foe? Skin Appendage Disord. 2018 Oct;4(4):349-350. doi: 10.1159/000488011. Epub 2018 Apr 5. PMID: 30410915; PMCID: PMC6219241.

SHIN HS, et al. Efficacy of 5% minoxidil versus combined 5% minoxidil and 0.01% tretinoin for male pattern hair loss: a randomized, double-blind, comparative clinical trial. Am J Clin Dermatol. 2007;8(5):285-90

 

Autor: Prof. Samir Tannuri

Professor do Instituto de Cosmetologia, Coordenador do time de P&D Consulfarma, Palestrante e um profissional com histórico robusto em projetos relacionados à saúde, com forte interesse nas áreas de farmácia, cosmetologia e nutrição, contribuindo com insights, produções cientificas e aulas no âmbito do desenvolvimento de novos produtos e saúde personalizada.