image

Microagulhamento não invasivo no melasma

Hoje acompanhei a aplicação de um protocolo de peeling e pra iniciar esse protocolo começamos com um microagulhamento usando Smart Nano Cartucho Dermapen com 137 agulhas. O objetivo principal aqui, diferente dos microagulhamentos convencionais não é permear ativos e sim estimular a epiderme a renovar e produzir ceramidas, filagrina e componentes importantes que restauram a função barreira.

A razão pela qual selecionamos esse procedimento no início foi por causa de uma publicação sobre a relação da disfunção da função barreira e melasma na região malar.

Mas a novidade vem do uso de uma forma não invasiva de microagulhamento. No microagulhamento tradicional, o eritema e edema são relatados como efeitos colaterais.


Neste estudo novo que trago, os autores investigaram se as microagulhas podem melhorar a função de barreira da pele e a função de hidratação, mesmo quando aplicadas de maneira não invasiva, ou seja, agulhas que não penetram no estrato córneo.


A aplicação de microagulhas aumentou a expressão gênica da serina palmitoiltransferase, filagrina e transglutaminase 1.

A quantidade de ceramida também foi aumentada pela aplicação de microagulhas. A expressão gênica das enzimas degradadoras da filagrina e a quantidade de aminoácidos livres, um produto da degradação da filagrina, também foram aumentadas pelo microagulhamento.


Esses resultados sugerem que a aplicação não invasiva de microagulhas pode melhorar a função de barreira da pele e a função hidratante, aumentando a quantidade de ceramida e fatores hidratantes naturais.


Portanto, fica a dica para profissionais que desejam normalizar a função barreira sem gerar inflamação, pois sabemos que o melasma responde de forma positiva a inflamação e pode dificultar o tratamento.


Abraços!

Lucas Portilho


Castanedo-Cázares JP, Cortés-García JD, Pérez-Coronado G, Hernández-Blanco D, Torres-Alvarez B. Skin Barrier Function and Its Relationship With IL-17, IL-33, and Filaggrin in Malar Melasma. Am J Dermatopathol. 2023 May 1;45(5):300-305. doi: 10.1097/DAD.0000000000002418. Epub 2023 Mar 20. PMID: 36939128.


Sakuraba K, Kojima Y, Terahara T, Kuma H, Tokudome Y. Non-invasive microneedle application increases ceramide and natural moisturizing factors in a reconstructed human skin model. Biol Pharm Bull. 2023 Jul 31. doi: 10.1248/bpb.b23-00294. Epub ahead of print. PMID: 37518093.