image

Crescimento capilar e a nova fase neógena

Quero compartilhar hoje uma revisão muito interessante que traz uma visão do autor Bruno A Bernard, um pesquisador sênior da L’Oréal que praticamente inventou uma nova fase do crescimento capilar.


Sabemos que as famosas 3 fases de crescimento do cabelo, anágena, catágena e telógena já não são as únicas fases citadas em literatura, e neste estudo o autor cita a fase neógena.


Segundo ele, um novo conceito mostra a existência de um equilíbrio biestável que controla a dinâmica do folículo capilar humano, incluindo um estado estacionário ativo (fase anágena) e um estado estacionário de repouso (fase telógena), a transição entre esses dois estados estacionários envolvendo uma fase de degradação (fase catágena) ou uma fase de neomorfogênese (fase neógena).


Ou seja, assim como a fase catágena é a transição entre anágena/telógena, a fase neógena é a transição entre a telógena/anágena.


Uma teoria do porquê ele batizou essa fase de neógena é o posterior lançamento da Vichy chamado Neogenic, um produto para estimular o crescimento capilar. Mas independente disso, um ponto que ele cita é a relação da liberação de FGF-7 (fator de crescimento) secretado pelas células da papila dérmica e o inicio da fase neógena.


Uma sugestão para quem quer estimular a liberação de FGF-7, é o uso da adenosina 0,75%. Sempre indico em minhas sugestões de fórmulas associando com cafeína, minoxidil ou fatores de crescimento.


De qualquer forma é um trabalho com vários aprendizados e ainda está liberado na íntegra.


Grande abraço a todos!

Lucas Portilho