image

Conheça as tendências de skin care para o próximo ano geradas pela Maskne

  • Mercado Cosmético
  • 1637

Você já ouviu falar do termo “Maskne”? A expressão é referente ao surgimento de doenças de pele como a acne devido ao uso frequente de máscaras durante a pandemia.

Sabemos que um dos maiores problemas estéticos presente na vida de milhões de indivíduos é a acne. É muito comum que afecções estéticas possam causar perda de autoestima, visão distorcida de sua imagem, distanciamento social, entre outras consequências. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a acne pode estar presente em cerca de 80 a 85% da população, com início normalmente na puberdade. Este é um tipo de doença inflamatória crônica da pele, comum no folículo piloso e na glândula sebácea. 

A aparição da acne normalmente é encontrada na face, tórax e dorso e sua manifestação nestas áreas pode ocorrer como comedão fechado e aberto, cistos e nódulos. Sua avaliação é medida em graus que vai de I (leve) até V (grave). As causas do acometimento da acne em sua maioria estão ligadas a questões hormonais, mas também podem estar relacionadas a fatores genéticos, períodos menstruais, alimentação, uso de medicamentos e cosméticos.

Com o aumento de estresse e uso excessivo de máscaras faciais durante o cenário da COVID-19, a procura por soluções que combatem a acne cresceu consideravelmente. Embora mais comum entre os consumidores jovens, a presença de acne é generalizada e foi exacerbada durante a pandemia. No Brasil, 35% de adultos já tiveram alguma experiência com acne nos últimos 12 meses, de acordo com pesquisa feita pelo Mintel.










Tendências de skin care para o combate à acne

O fenômeno da maskne gerou impactos na demanda de produtos de skin care e tem grande influência nas tendências do setor para o próximo ano. Confira algumas delas:

Conscientização sobre os produtos

O grande foco na procura de produtos antiacne, de acordo com os consumidores, são fórmulas que proporcionem resultados rápidos e visíveis. Mas, um grande problema encontrado por eles é a falta de conhecimento sobre este tipo de produto.

Temos visto que algumas marcas usam seus canais para colaborar na educação dos consumidores sobre a ciência por trás das reivindicações e fornecer experiências reais ao usuário do produto. Esta é uma oportunidade para produção de conteúdos relevantes e geração de maior autonomia para o público na hora de realizar um tratamento para a pele.

 

Produtos body care

É possível observar uma grande procura por produtos antiacne no setor de body care para o tratamento de cicatrizes e manchas de acne no corpo. Esta é uma tendência que pode ser explorada no setor, uma vez que já foi comprovada a diferença entre produtos faciais e corporais e os consumidores estão buscando tratamentos cada vez mais especializados.

 

Hidratação para peles acneicas

É comum que pessoas com pele oleosa tenham propensão à acne, entretanto, tratamentos severos e limpezas exageradas podem gerar o famoso efeito rebote, ou seja, a pele ressecada acaba produzindo uma quantidade maior de óleos como um mecanismo de defesa natural.

Para evitar que isso ocorra, é importante manter a pele hidratada com hidratantes especializados que controlam a oleosidade sem desidratá-la. Esta é uma grande tendência, e de acordo com Mintel, houve um crescimento de 7% no setor de hidratação para peles acneicas nos últimos anos.

 

Produtos com ingredientes naturais

Outra grande tendência são as soluções no combate à acne que apresentam ingredientes naturais para melhora do microbioma da pele e fortalecimento da barreira cutânea. O foco está nos produtos pré e probióticos, que ainda são uma novidade no mercado, mas já mostram um elevado crescimento.

As marcas que utilizam estes componentes em suas fórmulas fornecem informações detalhadas em seus canais, comprovando sua solução segura no tratamento de acne através da melhoria da microbiota da pele e diminuição da proliferação de bactérias causadoras de doenças de pele.

 

Produtos multifuncionais

Rotinas de skin care muito longas e com diversos tipos de produtos é algo que está ficando para trás. Os consumidores atuais buscam cuidados rápidos e se preocupam com a sustentabilidade, desperdício e excesso de embalagens utilizadas.

Neste contexto, há maior espaço para os produtos multifuncionais que otimizam o processo, como por exemplo, protetor solar com solução anti-acne, maquiagem efeito matte e/ou anti-oleosidade, produtos anti-agings para peles oleosas, entre outros.

 

Proteção diária da pele em todos os setores

Com o crescente número de pessoas que possuem problemas com acne, há oportunidade de impulsionar o interesse pela proteção diária da pele em mercados onde ela é negligenciada, como por exemplo, produtos de limpeza que possam ser causadores de acne.

 

Como estar alinhado a estas tendências?

Este aumento da procura por produtos antiacne impulsionado pela pandemia está gerando muitas oportunidades para produtores cosméticos, porém é importante que eles estejam preparados para oferecer soluções que atendam às necessidades de seus consumidores e resolvam suas dores. Além disso, ajudar os clientes a entender o papel que o microbioma e a barreira da pele desempenham na redução da acne é uma excelente estratégica para contribuir com a conscientização sobre o tema.

No setor de novas soluções, fórmulas multifuncionais ganham destaque, solucionando tendências como sustentabilidade, facilidades e economia.

Para obter produtos com estas características é preciso utilizar componentes especiais na formulação e a quantiQ, distribuidora de produtos químicos, oferece excelentes soluções em seu portfólio. Veja alguma delas a seguir.

·         Ajidew ZN 100 ®: Derivado do ácido glutâmico, possui ação seborreguladora, reduz poros e brilho na pele. Efetivo contra o Propionibacterium acnes, promotor da acne. Ação antienvelhecimento, inibindo MMP’s e estimulando a síntese de colágeno, reduzindo rugas, linhas finas e aumentando a firmeza da pele. O produto reduz o dano induzido pela radiação UVA e melhora a proteção celular contra os danos da radiação UVB. Adicionalmente, potencializa a ação da vitamina C e a eficácia de conservantes. Pode ser aplicado em cremes, loções, protetores FPS, sabonetes faciais etc.

·         FRIGIDYL ®: Ativo de efeito cooling, potencializa a refrescância para pele acneica em associação com Ajidew ZN 100.

·         Olivem 1000 ®: É um auto-emulsionate formador de cristais líquidos, muito versátil, promove sensorial agradável devido a sua compatibilidade química com a composição lipídica da superfície da pele. Possui origem vegetal por ser derivado da Oliva, biodegradável, não irrita a pele, promove alta hidratação e possui efeito protetor sobre a barreira cutânea. Suas principais aplicações são cremes diurnos e noturnos faciais/corporais, filtros solares e produtos para pele sensível.

·         Eurol BT: É um ativo multifuncional eliminador de radicais livres derivado da Oliveira rico em oleoeuropeínas, composto polifenólico responsável pela ação antioxidante e anti-inflamatória. O ativo possui testes de eficácia anti-acne e anti-microbiano, sendo um grande aliado em formulações skin care.  

·         Farmal CS 3400 ®: É um amido regular bio-based responsável por controlar a oleosidade, promovendo efeito mate sem deixar a pele ressecada. É ideal para ser utilizado em produtos cosméticos como agente de viscosidade e como veículo, conferindo atributos físicos e sensoriais.

·         Veegum Ultra®: Modificador reológico e estabilizante derivado de argila mineral. Promove viscosidade e suspensão, além do efeito absorvente de oleosidade e remineralizante. Pode ser utilizado em diversas formulações para a prevenção e tratamento da acne.

·        Hallstar Octyl Isonanoate®: É o produto da reação do ácido isononanóico e 2-etilhexanol. É usado como um emoliente no cuidado da pele e cabelos. Sua natureza ramificada confere uma baixa viscosidade e baixo ponto de congelamento, o que o torna útil para reduzir a pegajosidade de óleos mais pesados ​​e, assim, melhorar a sensação do produto acabado, tornando-o mais macio, mais seco e menos oleoso. É ideal em formulações skin care.

·         Softsphere HM Blue Salicylic Acid® e Softspheres Activated Charcoal®: Esferas produzidas a partir de cera sintética, encapsulando ativos que rompem em contato com a pele que possuem várias propriedades benéficas. Ambas as esferas recheadas da linha Softspheres podem ser utilizadas para linha skin care e contém ácido salicílico e carvão ativado respectivamente, trazendo multi-funcionalidades no controle e prevenção da pele acneica.

Quer saber mais informações sobre as soluções? Entre em contato com personalcare@gtmchemicals.com

 

Artigo elaborado por Mônica Antunes Batistela e Luíza Torquato do Marketing Técnico da quantiQ.

Para mais informações, visite www.quantiq.com.br